Nova York, 23 set (Xinhua) -- A Iniciativa de Governança Global proposta pelo presidente chinês, Xi Jinping, forneceu orientação para reformar e melhorar a governança global, e a China está pronta para trabalhar com a Áustria para fortalecer a comunicação e a coordenação multilateral e trabalhar em conjunto para melhorar a governança global, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta terça-feira.
Li, que está em Nova York para o debate geral da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, fez as observações ao se reunir com o chanceler austríaco, Christian Stocker.
Como os dois países sempre se respeitaram e se trataram como iguais desde o estabelecimento de suas relações diplomáticas, disse Li, o relacionamento resistiu ao teste de um cenário internacional em mudança e cresceu de forma constante no geral.
Nos últimos anos, sob a orientação estratégica do presidente chinês Xi e do presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, os dois lados enriqueceram as dimensões de suas relações e atualizaram seu relacionamento para uma parceria estratégica amigável, disse Li, acrescentando que a cooperação bilateral tem progredido em vários campos, trazendo benefícios tangíveis para ambos os lados.
A China está pronta para aproveitar o 55º aniversário dos laços bilaterais no próximo ano como uma oportunidade para intensificar os intercâmbios de alto nível, consolidar a confiança mútua política e aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, de modo a pressionar por resultados mais pragmáticos, disse o primeiro-ministro chinês.
Li também expressou a esperança de que a Áustria respeite o princípio de Uma Só China e faça esforços para construir uma base política sólida para os laços bilaterais.
As economias chinesa e austríaca desfrutam de forte complementaridade e numerosos interesses convergentes, oferecendo vasto espaço e potencial para aprofundar a cooperação, disse Li.
A China está pronta para continuar alavancando mecanismos de intercâmbio bilateral, como as comissões conjuntas de economia e comércio, bem como de cooperação científica e tecnológica com a Áustria, de modo a promover a expansão contínua e a atualização do comércio bilateral, disse ele.
Li pediu a ambos os lados que fortaleçam a cooperação em áreas como transição verde e economia digital e impulsionem a inovação, a sustentabilidade e o crescimento de alta qualidade no desenvolvimento industrial.
E a China incentiva mais empresas chinesas estabelecidas a investir na Áustria, disse ele.
Os dois lados também devem expandir os intercâmbios culturais e interpessoais, facilitar o intercâmbio de pessoal e promover novos destaques na cooperação cultural e turística, disse Li.
Li pediu à Áustria, um membro-chave da União Europeia (UE), que leve a UE a ver as relações China-UE de uma perspectiva estrategicamente autônoma e de longo prazo, adote uma política positiva e pragmática em relação à China e trabalhe com a China para salvaguardar o multilateralismo e o livre comércio, de modo a oferecer mais benefícios à China e à UE, bem como ao resto do mundo.