Beijing, 19 set (Xinhua) -- A China estabeleceu relacionamentos de cooperação em ciência e tecnologia com mais de 160 países e regiões, informou o Ministério da Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira.
Em uma coletiva de imprensa realizada pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado, o ministro da Ciência e Tecnologia chinês, Yin Hejun, também anunciou que a China assinou 119 acordos intergovernamentais de cooperação em ciência e tecnologia e aderiu a mais de 200 organizações internacionais e mecanismos multilaterais.
Yin destacou ainda que a China alcançou uma extensa e aprofundada colaboração internacional em ciência e tecnologia durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
Segundo ele, os programas internacionais de megaciência, iniciados pela China, como a Terra Digital em Tempo Profundo, têm progredido de forma estável. Além disso, a China participou ativamente de mais de 60 programas e projetos internacionais de megaciência.
O ministro enfatizou o avanço acelerado da inovação científica e tecnológica no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota. Até o momento, a China estabeleceu conjuntamente mais de 70 laboratórios conjuntos "Cinturão e Rota" com quase 50 países e criou 10 plataformas internacionais de transferência de tecnologia, que atendem regiões como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a África e a América Latina.
"A porta da China para a colaboração tecnológica se abrirá ainda mais", disse Yin, reafirmando o compromisso da China com a expansão do intercâmbio e cooperação internacionais em ciência e tecnologia. Ele acrescentou que a China continuará a contribuir com sua sabedoria para o avanço da ciência e tecnologia global.


