Hong Kong, 17 set (Xinhua) -- John Lee, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) da China, proferiu nesta quarta-feira seu quarto discurso de políticas, que, segundo ele, baseia-se em dois pilares: a economia e a subsistência do povo.
Observando que este ano marca o fim do período do 14º Plano Quinquenal da China e o ano preparatório para o 15º Plano Quinquenal, Lee disse: "Este discurso de políticas serve como um roteiro para Hong Kong se esforçar por uma economia vibrante, buscar o desenvolvimento e melhorar a subsistência do povo - acelerando nosso avanço da estabilidade para a prosperidade. Também define um plano estratégico para que Hong Kong se alinhe proativamente com as estratégias de desenvolvimento nacional e alcance avanços transformadores para forjar um novo cenário."
Lee enfatizou que seu objetivo final na governança é melhorar a subsistência do povo. Ele anunciou planos para acelerar o desenvolvimento da Metrópole do Norte, estabelecendo um "Comitê de Desenvolvimento da Metrópole do Norte" sob sua liderança.
Ademais, sob o princípio "um país, dois sistemas", Hong Kong desfruta de vantagens únicas para atrair empresas do exterior e ajudar as empresas da parte continental chinesa a se tornarem internacionais, observou Lee. "No passado, nos concentramos principalmente em atrair empresas, alcançando um crescimento e sucesso notáveis. As novas oportunidades a frente de Hong Kong, porém, virão de ajudar as empresas da parte continental em sua expansão ao exterior", disse ele.
Para fortalecer a governança, Lee disse que estabelecerá um sistema de responsabilização para os chefes de departamento, bem como uma equipe de aprimoramento da eficácia da inteligência artificial.
Lee indicou que seu discurso de políticas iria elaborar sobre os objetivos das políticas, as principais medidas e os principais indicadores de desempenho, porém um suplemento com mais detalhes sobre as medidas políticas e assuntos relacionados também foi compilado.



