Beijing, 17 out (Xinhua) -- A colaboração científica entre a China e a Alemanha vem se intensificando de forma constante, com uma importante plataforma de pesquisa sino-alemã alcançando resultados significativos, informou na quinta-feira a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC, na sigla em inglês).
Nos últimos 25 anos, o Centro Sino-Alemão de Promoção da Pesquisa investiu cerca de 830 milhões de yuans (US$ 117 milhões), apoiou mais de 1.370 projetos de cooperação de alta qualidade, gerou mais de 4.800 publicações acadêmicas de alto nível e formou uma reserva de talentos com visão global no campo científico.
Os dados foram divulgados durante uma conferência que marcou o 25º aniversário do centro, realizada em Beijing. Mais de 130 representantes dos dois países, incluindo reitores universitários e pesquisadores, participaram do evento de dois dias.
Fundado em 2000 em Beijing, o centro foi criado conjuntamente pela NSFC e pela Fundação Alemã de Pesquisa, sendo que cada instituição cobre metade do orçamento. O objetivo é promover a cooperação entre cientistas da China e da Alemanha, com foco nas áreas das ciências naturais, da vida, da gestão e da engenharia. O centro construiu uma rede de colaboração com mais de 20 mil cientistas.
O diretor da NSFC, Dou Xiankang, afirmou que a fundação ampliará o escopo dessa cooperação, estabelecerá o centro como um polo estratégico para a cooperação em pesquisa básica e incentivará o intercâmbio aprofundado e a inovação colaborativa entre cientistas dos dois países.


