Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) BYD vê Brasil como eixo estratégico de sua cadeia global verde

18 de novembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) BYD vê Brasil como eixo estratégico de sua cadeia global verde

   Belém, Brasil, 18 nov (Xinhua) -- A BYD, fabricante chinesa de veículos de nova energia, está acelerando sua presença no Brasil como parte de sua estratégia global de novas energias, afirmou Li Tie, diretor-geral da BYD Brasil, em uma recente entrevista à Xinhua durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no norte do Brasil.

   Segundo ele, por meio de inovação tecnológica e produção local, a empresa avança a transição verde brasileira e transforma o país em um eixo estratégico de sua cadeia global.

   Li ressaltou que a atuação da BYD "vai além dos automóveis", com a implementação do modelo integrado energia solar, armazenamento e mobilidade elétrica. A empresa já entregou 399 ônibus elétricos ao mercado brasileiro, e parte da frota verde da COP30 está em operação em Belém.

   Em mais de dez anos no Brasil, a BYD instalou fábricas de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias, ampliando sua produção local. Em outubro, saiu da linha de produção de Camaçari, na Bahia, o veículo que marcou o total de 14 milhões de unidades de nova energia da BYD.

   "O Brasil é mais que um mercado, que é um elo central da cadeia global verde", disse Li, acrescentando que a empresa expandirá a partir do Brasil para a Argentina e outros países da região.

   Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a outubro de 2025 as vendas de veículos eletrificados no Brasil totalizaram 219.394 unidades. A BYD liderou o período com 87.451 unidades e 39,9% de participação no mercado. Fim