Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Atividades e produtos temáticos de cavalos ganham popularidade antes do Ano Novo Chinês

9 de fevereiro de 20263 min de leitura
Compartilhe
(Multimídia) Atividades e produtos temáticos de cavalos ganham popularidade antes do Ano Novo Chinês

  Beijing, 9 fev (Xinhua) -- De brinquedos criativos e produtos culturais a projetos de turismo imersivo, itens com elementos de cavalos estão ganhando destaque no mercado consumidor chinês à medida que o Ano do Cavalo se aproxima.

   Dentro do Museu Provincial de Gansu, noroeste da China, a atmosfera festiva chegou cedo. Turistas estão aglomerados para ver produtos culturais inspirados nos tesouros do museu. Um item popular é uma estatueta do "Cavalo Verde" carregando um lingote de ouro, uma versão moderna do icônico Cavalo Galopante de Bronze do museu. 

   Wu Xiaoyu, diretora criativa do centro cultural do museu, disse que os projetos focam em significados auspiciosos, como riqueza e boa sorte, para atender aos desejos do público de um ano novo próspero.

   A demanda por produtos temáticos de cavalos é igualmente alta no setor manufatureiro. No Mercado Internacional de Comércio de Yiwu, o maior centro de pequenas commodities do mundo, na Província de Zhejiang, no leste da China, bonecos em forma de cavalo dominam muitas lojas.

   Yang Yang, dona de uma loja no mercado, observou que envia quase 20.000 bonecos todos os dias e que sua fábrica está funcionando em plena capacidade para atender a pedidos que já se estendem além do feriado.

   Ela disse que os consumidores jovens estão cada vez mais dispostos a pagar por produtos que ofereçam valor emocional ou expressem suas esperanças pessoais, acrescentando que planeja lançar brinquedos interativos movidos por inteligência artificial após o feriado do Festival da Primavera.

   O tema do cavalo também se tornou um poderoso motor para a indústria do turismo. No distrito de Zhaosu, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, famosa por sua herança na criação de cavalos, artistas a cavalo celebram casamentos tradicionais em parques cobertos de neve.

   Liu Wei, vice-gerente de um centro local de serviços de turismo, disse que a temporada de gelo e neve se tornou um evento emblemático, com quartos temáticos de cavalos e souvenirs sendo as principais escolhas para os visitantes neste inverno.

   Economistas acreditam que o aumento do consumo temático de cavalos reflete uma integração da cultura tradicional com a estética moderna. Pan Helin, especialista em economia, disse que a chave para estimular a vitalidade do mercado é inovar em produtos por meios orientados para o mercado.

   Pan observou que a transição da proteção passiva para a inovação ativa do patrimônio cultural permitiu que símbolos tradicionais ressoassem com as necessidades estéticas e emocionais das gerações mais jovens.

   Em 2025, o Museu Provincial de Gansu registrou mais de 45 milhões de yuans (US$ 6,47 milhões) em vendas de produtos culturais, com um novo recorde esperado para este ano.

   Ban Rui, curador do museu, disse que o sucesso é parcialmente atribuído ao foco da equipe em atributos sociais e à criação de "guochao", ou produtos chineses que atraem os jovens.