Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Apoio técnico da China fortalece prevenção de doenças na pecuária moçambicana

10 de novembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) Apoio técnico da China fortalece prevenção de doenças na pecuária moçambicana

   Maputo, 9 nov (Xinhua) -- A cooperação agrícola entre a China e Moçambique vem fortalecendo a capacidade local de prevenção e controle de doenças animais, por meio do intercâmbio técnico, da modernização laboratorial e da formação de profissionais.

   Ao lado do estábulo da Estação Zootécnica de Chobela, do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, a diretora Matilde coleta sangue de uma vaca sob orientação de especialistas chineses para testar brucelose e mede a espessura da pele no pescoço para diagnóstico de tuberculose bovina.

   Ela explicou que, antes, o gado era criado de forma extensiva e sem controle sanitário. Com o apoio dos especialistas chineses, técnicos locais receberam treinamentos sobre diagnóstico, controle de parasitas e vacinação, o que melhorou significativamente a saúde dos rebanhos. "Agora sabemos coletar, testar e resolver problemas sozinhos", disse Matilde.

   A parceria também apoiou a melhoria dos laboratórios ao doar kits de diagnóstico, testes rápidos e insumos, além de orientar os técnicos locais na execução dos procedimentos, permitindo que os testes sejam realizados de forma autônoma.

   O veterinário do grupo de especialistas em agricultura da China enviado a Moçambique, Han Junwei, destacou que o treinamento impulsionou um salto crucial na produção local, com a transição do envase manual para o semiautomático. Os primeiros técnicos que dominaram os processos assumiram o papel de instrutores, transmitindo os conhecimentos a colegas e promovendo a expansão da técnica para regiões vizinhas.

   Com esses avanços, Moçambique tem fortalecido seu sistema de defesa sanitária animal, capacitando profissionais locais para proteger de forma autônoma a saúde e a segurança da pecuária.

Técnicos de Moçambique e da China realizam coleta de amostras de bovinos, em 6 de novembro de 2025. (Xinhua/ Liu Jie)
Técnicos de Moçambique e da China realizam coleta de amostras de bovinos, em 6 de novembro de 2025. (Xinhua/ Liu Jie)