Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Manufatura chinesa impulsiona inovação tecnológica global

22 de setembro de 20257 min de leitura
Manufatura chinesa impulsiona inovação tecnológica global

* Um veículo de passageiros de alto padrão desenvolvido em conjunto pela JAC Motors e pela Huawei atraiu muitos visitantes na Convenção Mundial de Manufatura 2025, com seu interior luxuoso, chassi digital e avançada tecnologia de direção inteligente da Huawei, que ganharam grande destaque.

* O lançamento do MAEXTRO S800 destaca como a manufatura avançada da China está modernizando as indústrias, desde veículos de nova energia a computadores inteligentes, e permitindo que elas transformem a inovação em produtos prontos para o mercado, apoiando o desenvolvimento industrial nacional e global.

* Conforme mais produtos "Fabricados na China" se integram ao desenvolvimento industrial global, empresas multinacionais também estão firmando parcerias com empresas chinesas para compartilhar os dividendos da modernização da manufatura do país.

Hefei, 20 set (Xinhua) -- Um veículo de passageiros de alto padrão desenvolvido em conjunto pela JAC Motors e pela Huawei atraiu muitos visitantes na Convenção Mundial de Manufatura 2025, com seu interior luxuoso, chassi digital e avançada tecnologia de direção inteligente da Huawei, que ganharam grande destaque.

O sedã premium MAEXTRO S800 está sendo exibido na área de exposição da convenção deste ano, que foi inaugurada no sábado em Hefei, capital da província de Anhui, no leste da China.

Um sedã MAEXTRO S800 é exibido na área de exposição da Convenção Mundial de Manufatura 2025, em Hefei, província de Anhui, no leste da China, em 19 de setembro de 2025. (Foto por Liao Yuxiang/Xinhua)

Por trás do S800 está sua base de fabricação, a MAEXTRO Super Factory, que usa as tecnologias digitais e de IA da Huawei para criar uma planta "gêmea digital", permitindo monitoramento em tempo real e autoevolução em todo o processo de produção, com mais de 1.800 robôs inteligentes conduzindo estampagem, soldagem, pintura e montagem totalmente automatizadas.

O lançamento do MAEXTRO S800 destaca como a manufatura avançada da China está modernizando as indústrias, desde veículos de nova energia a computadores inteligentes, e permitindo que elas transformem a inovação em produtos prontos para o mercado, apoiando o desenvolvimento industrial nacional e global.

FABRICAÇÃO COM IMPULSO

Também em Hefei, a Segunda Base de Fabricação Avançada da NIO não é apenas um local de produção, mas também um destino turístico industrial popular, graças às suas oficinas de última geração.

Dentro, uma plataforma de armazenamento de veículos transformou o estoque tradicional em um sistema tridimensional, permitindo que os carros sejam recuperados sob demanda e economizando tempo gasto na triagem. A fábrica pode até operar de forma totalmente automática, sem trabalhadores no local.

Foto mostra o Sistema de Armazenamento Vertical "Cubo" na Segunda Base de Fabricação Avançada da NIO em Hefei, província de Anhui, no leste da China, em 1º de julho de 2025. (Xinhua/Zhou Mu)

De acordo com a gerência da fábrica, algoritmos de IA industrial agora tomam 80% de todas as decisões de fabricação, enquanto 941 robôs na oficina de funilaria da instalação garantem uma taxa de automação de 100% em todos os processos de junção.

"Ao participar da Convenção Mundial de Manufatura por vários anos consecutivos, a NIO viu a contínua atualização da manufatura chinesa, liderada por veículos de nova energia, trazendo um número crescente de produtos de alta qualidade", disse Yu Dongming, gerente-geral da NIO (filial de Anhui).

O laptop dobrável ThinkBook Plus Gen 6, com tela expansível que cresce de 14 polegadas para 16,7 polegadas com o toque de um botão, virou um assunto em alta nas conversas entre blogueiros e entusiastas de tecnologia estrangeiros, recebendo elogios como uma tecnologia "futura" e "espetacular".

Visitantes conhecem o conceito do laptop com tela transparente Lenovo ThinkBook no Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2024 (MWC, na sigla em inglês) em Barcelona, ​​Espanha, em 28 de fevereiro de 2024. (Xinhua/Gao Jing)

O produto conceitual foi produzido em massa na LCFC (Hefei) Electronics Technology Co., Ltd., o principal centro de fabricação da Lenovo. Ao integrar manufatura inteligente, avanços tecnológicos, rigorosa verificação de qualidade e suporte à cadeia de suprimentos, assim como sua plataforma de processo digital para conectar dados de P&D e produção, a empresa aumentou a eficiência de transformar inovação em produtos prontos para o mercado.

Com uma produção anual de 40 milhões de laptops, a LCFC produz um em cada oito laptops vendidos globalmente. É uma fábrica inteligente modelo nacional e uma das 201 "fábricas-farol" do mundo, sendo que mais de 80 estão na China.

"A manufatura inteligente é o suporte central da manufatura avançada e também a principal competitividade das 20 bases de produção da Gotion High-Tech em todo o mundo", disse Chen Wei, executivo sênior de manufatura da fabricante chinesa líder em baterias, Gotion High-Tech Co., Ltd.

"Com os padrões unificados pela sede chinesa e rigorosamente implementados por bases em todo o mundo, a capacidade de manufatura avançada da China está ganhando reconhecimento internacional", disse Chen.

Dados oficiais mostram que a China construiu mais de 35.000 00 fábricas inteligentes de nível básico e mais de 230 de nível de excelência.

IMPULSANDO A INOVAÇÃO GLOBAL

Em um recente evento líder global em automação em Munique, Alemanha, a fabricante chinesa de robôs industriais EFORT Intelligent Robot Co., Ltd. apresentou soluções em áreas como mãos robóticas hábeis e estações de trabalho inteligentes de pintura e soldagem, atraindo clientes de todo o mundo.

Foto tirada em 3 de julho de 2025 mostra sistema de soldagem inteligente sem programação na EFORT Intelligent Robot Co., Ltd. em Wuhu, província de Anhui, no leste da China. (Xinhua/Zhang Cheng)

A empresa também trouxe quatro produtos robóticos recém-desenvolvidos para a área de exposição de robôs inteligentes da convenção em Hefei.

"Podemos fornecer soluções integradas de robôs inteligentes para a manufatura inteligente de montadoras internacionais", disse You Wei, presidente e CEO da EFORT.

Ele observou que, em 2024, a empresa vendeu mais de 16.000 robôs industriais, amplamente utilizados nas indústrias eletrônica, fotovoltaica, de baterias de lítio, automotiva e naval, e conquistou o reconhecimento de marcas como Maserati, BMW e Volkswagen.

Conforme mais produtos "Fabricados na China" se integram ao desenvolvimento industrial global, empresas multinacionais também estão firmando parcerias com empresas chinesas para compartilhar os dividendos da modernização da manufatura do país.

Foto de drone tirada em 7 de junho de 2024 mostra vista externa da Volkswagen (Anhui) Automotive Company Limited em Hefei, província de Anhui, no leste da China. (Xinhua/Guo Chen)

Na fábrica MEB da Volkswagen em Anhui, linhas de produção altamente inteligentes tornaram a fábrica uma das mais avançadas do grupo no mundo.

"Até 2030, lançaremos cerca de 50 modelos totalmente elétricos e eletrificados neste mercado. Todos inteligentes. Todos conectados. Todos equipados com a mais recente tecnologia de assistência ao motorista e automação", disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen. "Apoiados por parcerias estreitas com fortes players locais, podemos avançar 30% mais rápido da ideia ao produto. O resultado: não estamos apenas planejando, estamos entregando".

Para a fornecedora multinacional de autopeças Marelli, a forte capacidade de fabricação e inovação da China está possibilitando o crescimento local e global.

"A capacidade de fabricação e inovação da China nos permite fornecer soluções personalizadas e de rápida comercialização para clientes locais, ao mesmo tempo em que aproveitamos os pontos fortes de inovação e fabricação da China para apoiar projetos globais", disse Stefano Petrilli, chefe global de operações da Marelli Propulsion.

Profissional trabalha na fábrica da Marelli em Hefei, província de Anhui, no leste da China, em 5 de setembro de 2025. (Xinhua/Wang Haiyue)

Desde sua entrada na China em 1999, a Marelli construiu oito centros de P&D e 17 fábricas em todo o país, empregando cerca de 5.000 pessoas em áreas que vão de sistemas de propulsão a iluminação.

Hoje, a manufatura avançada está se tornando um importante impulsionador do investimento estrangeiro na China. Em 2024, o uso real de investimento estrangeiro direto no país totalizou 826,25 bilhões de yuans (cerca de 116,16 bilhões de dólares americanos), com a manufatura de alta tecnologia respondendo por 96,29 bilhões de yuans desse total, ou 11,7%, de acordo com o Ministério do Comércio da China.

A capacidade industrial avançada da China tornou-se um importante ímã para a inovação industrial global e um motor essencial para o crescimento industrial global de alta qualidade, disse Zhang Xianfeng, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Tecnologia de Hefei.

(Repórteres de vídeo: Bai Bin e Wang Haiyue; edição de vídeo: Luo Hui, Bai Bin, Zhu Jianhui e Wang Han)