Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Manter os chamados "laços diplomáticos" com as autoridades de Taiwan não levará a lugar nenhum, diz porta-voz da chancelaria

21 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 21 out (Xinhua) -- Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta segunda-feira que manter os chamados "laços diplomáticos" com as autoridades de Taiwan não levará a lugar nenhum, exortando os governos de muito poucos países individuais que tomem decisões políticas corretas o mais cedo possível.

O porta-voz Guo Jiakun fez essas observações em uma coletiva de imprensa diária quando perguntado sobre um recente apelo de autoridades paraguaias a um "debate sério e amplo" para explorar possíveis laços diplomáticos e comerciais entre Paraguai e China, enfatizando que isso envolve os interesses de longo prazo do Paraguai.

Guo disse que o princípio de Uma Só China é um consenso prevalecente da comunidade internacional e uma norma básica nas relações internacionais. A manutenção dos chamados "laços diplomáticos" com as autoridades de Taiwan não levará a lugar nenhum, disse Guo, acrescentando que isso não abalará o firme e forte compromisso internacional com o princípio de Uma Só China, nem impedirá a tendência dominante dos tempos para a reunificação da China.

Guo apontou que defender o princípio de Uma Só China é a coisa certa a fazer e é para onde se inclina o arco da história e vai a opinião pública.

"Exortamos os governos de um número muito pequeno de países, incluindo o Paraguai, que vejam a verdadeira imagem, ouçam as vozes dos visionários, não fechem os olhos à vontade do povo e tomem o mais rapidamente possível decisões políticas corretas que sirvam aos interesses fundamentais e de longo prazo do seu povo," disse Guo.