Beijing, 3 fev (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se com Le Hoai Trung, enviado especial do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV) To Lam, em Beijing, na terça-feira.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), ofereceu seus parabéns pelo sucesso do 14º Congresso Nacional do PCV. Ele disse que o secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral To Lam haviam recentemente mantido conversas telefônicas, durante as quais concordaram que ambos os países deveriam se unir e cooperar para promover o desenvolvimento, e traçar um grande plano para aprofundar o desenvolvimento de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado de significado estratégico.
Wang afirmou que a China está disposta a trabalhar com o Vietnã para seguir o importante consenso alcançado entre os mais altos líderes dos dois partidos e países, compreender a natureza estratégica das relações bilaterais, ampliar os benefícios mútuos da cooperação bilateral e destacar a particularidade da amizade China-Vietnã.
A China também está pronta para trabalhar com o Vietnã para intensificar o intercâmbio de alto nível, fortalecer a confiança estratégica mútua, aprofundar a conectividade, expandir a cooperação prática em áreas como inovação científico-tecnológica, transformação digital e inteligência artificial, realizar atividades bem-sucedidas como as "Viagens de Estudo Vermelhas", fortalecer o intercâmbio cultural e entre os povos e promover continuamente a construção de uma comunidade China-Vietnã com futuro compartilhado, disse ele.
Wang pediu que China e Vietnã se unam e cooperem estreitamente, coordenem o desenvolvimento e a segurança, e salvaguardem resolutamente o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo, bem como a ordem internacional baseada no direito internacional. Ele afirmou que ambos os países devem proteger seus direitos e interesses legítimos, bem como os interesses comuns do Sul Global, e trabalhar juntos para se tornarem forças de paz, estabilidade e desenvolvimento diante de mudanças rápidas nunca vistas em um século.
Trung, membro do Birô Político do Comitê Central do PCV e ministro das Relações Exteriores do Vietnã, expressou sinceros agradecimentos do Partido e do povo do Vietnã ao secretário-geral Xi por sua carta de congratulações ao secretário-geral Lam e pelo envio de um enviado especial ao Vietnã para oferecer suas felicitações após a conclusão bem-sucedida do 14º Congresso Nacional do PCV.
Esses gestos refletem a amizade de longa data e a confiança mútua de alto nível entre dos dois partidos e países, e promoverão vigorosamente a construção de uma comunidade Vietnã-China com futuro compartilhado, acrescentou.
Ele afirmou que o Vietnã sempre considerou suas relações com a China como sua máxima prioridade e escolha estratégica, aderiu firmemente à política de Uma Só China e se opôs a qualquer forma de separatismo de "independência de Taiwan".
O Vietnã está pronto para trabalhar com a China para planejar a próxima etapa do intercâmbio de alto nível e promover a cooperação em áreas como economia, comércio, investimentos e áreas emergentes. Também espera uma estreita coordenação e cooperação multilateral, e a elevação conjunta da parceria cooperativa estratégica abrangente entre Vietnã e China, acrescentou.


