Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Macau vai acelerar diversificação e fomentar novas indústrias, diz chefe do Executivo

19 de novembro de 20252 min de leitura

Macau, 19 nov (Xinhua) -- Macau deve agir mais rapidamente e envidar maiores esforços para construir uma economia mais diversificada, afirmou o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial (RAE) de Macau, Sam Hou Fai, nesta terça-feira, em seu Discurso do Relatório das Linhas de Ação Governativa para 2026, na Assembleia Legislativa.

Sam disse que o impulsionamento da diversificação adequada da economia é "uma tarefa que deve ser cumprida", acrescentando que o governo intensificará o apoio político, aumentará o investimento e melhorará ainda mais o ambiente de negócios. O objetivo, acrescentou, é elevar novas indústrias com competitividade internacional e avançar na estratégia de diversificação econômica "1+4" da cidade.

O chefe do Executivo disse que Macau continuará a modernizar seu setor integrado de turismo e lazer, aprofundando o "turismo+" e promovendo combinações como turismo mais gastronomia, turismo mais eventos exclusivos, turismo mais convenções e exposições, turismo mais educação e turismo mais saúde, a fim de oferecer aos visitantes uma experiência mais diversificada.

Sam disse que o governo planeja criar um fundo industrial e um fundo orientador. Liderados pelo governo da RAE e financiados conjuntamente por recursos públicos e privados, os fundos serão administrados por equipes profissionais e investirão em indústrias e projetos que apoiem os objetivos de diversificação de Macau, ajudando a acelerar o crescimento de setores emergentes.

Macau também promoverá a medicina tradicional chinesa e a indústria da saúde, promoverá o desenvolvimento de alta qualidade no setor financeiro moderno, acelerará o crescimento das indústrias de alta tecnologia, aumentará a competitividade da indústria de convenções e exposições e apoiará o desenvolvimento sustentável das indústrias culturais e esportivas, disse ele.

Sam acrescentou que Macau impulsionará sua economia digital, incentivando as pequenas e médias empresas a fazer melhor uso do comércio eletrônico transfronteiriço e da transmissão ao vivo para explorar mercados, e ajudando as empresas de Macau e as plataformas de comércio eletrônico da parte continental da China a expandir sua presença no exterior.