Xining, 27 set (Xinhua) -- Um leopardo-das-neves idoso que escapou de seu recinto em um parque de vida selvagem em Xining, capital da Província de Qinghai, noroeste da China, na manhã desta sexta-feira, foi localizado e resgatado com sucesso, de acordo com a administração do parque.
Usando drones e equipamentos de imagem térmica, as equipes de resgate realizaram uma busca completa em terrenos desafiadores e em vegetação densa. O leopardo-das-neves, Naonao, foi encontrado dentro do parque às 20h08 e apresenta boas condições de saúde. O parque disse que Naonao passará por um exame de saúde abrangente.
O desaparecimento de Naonao foi relatado pelos funcionários do parque na manhã de sexta-feira, levando a uma resposta de emergência imediata e ao fechamento do parque. Serviços de emergência locais, equipes de bombeiros, autoridades florestais e policiais participaram da operação de busca.
O parque comprometeu-se a reforçar seus protocolos de gestão e a segurança de suas instalações, com planos de reabertura a serem anunciados após uma revisão operacional.
Naonao é uma fêmea de 16 anos, idade equivalente a cerca de 80 anos em humanos. Os leopardos-das-neves são uma espécie sob proteção nacional de primeira classe na China.
O parque de vida selvagem de Xining abriga aproximadamente 60% dos leopardos-das-neves exibidos publicamente no país, incluindo três nascidos em cativeiro e outros resgatados da natureza. No início deste ano, o parque resgatou dois filhotes de leopardo-das-neves.

