Estudantes italianos fazem recitação bilíngue de trechos de "A Doutrina do Meio" em cerimônia de abertura de uma série de eventos que marcam o 400º aniversário do nascimento de Prospero Intorcetta na Universidade Kore de Enna, na Sicília, Itália, em 11 de novembro de 2025. (Xinhua/Ren Yaoting)
De "uma viagem marítima de três anos" na época de Intorcetta aos frequentes voos diretos entre os dois países hoje, a conectividade transformou o intercâmbio cultural, preservando seu espírito, disse Jia.
Enna, Itália, 16 nov (Xinhua) -- Um programa comemorativo na Sicília trouxe nova atenção a uma das primeiras conexões entre a China e a Europa.
Mais de 400 acadêmicos, estudantes e representantes culturais da China e da Itália se reuniram na Universidade Kore de Enna esta semana para uma série de eventos que marcaram o 400º aniversário do nascimento de Prospero Intorcetta, um erudito e missionário italiano do século 17 que produziu uma das primeiras traduções sistemáticas dos clássicos confucionistas na Europa.
A cerimônia de abertura, na segunda-feira, contou com recitações bilíngues de trechos de "A Doutrina do Meio" por estudantes italianos, evocando as ideias que Intorcetta introduziu na Europa por meio de sua obra-prima "Sapientia Sinica".
Cataldo Salerno, reitor da universidade, disse que Intorcetta permanece "um nome vital na história da amizade entre a Itália e a China", observando que o respeito mútuo e a compreensão intercultural "continuam sustentando o progresso compartilhado".
O reitor da universidade, Paolo Scollo, disse que a obra de Intorcetta enriqueceu as trocas entre as duas civilizações, remontando à época de Marco Polo. Ele acrescentou que a universidade ampliará a cooperação com instituições chinesas para incentivar novas gerações de parceiros.
O embaixador da China na Itália, Jia Guide, destacou o crescimento constante dos laços bilaterais, à medida que os dois países se aproximam do 55º aniversário das relações diplomáticas, em 2025.

O embaixador da China na Itália, Jia Guide, discursa na cerimônia de abertura de uma série de eventos que marcam o 400º aniversário do nascimento de Prospero Intorcetta, na Universidade Kore de Enna, na Sicília, Itália, em 11 de novembro de 2025. (Xinhua/Ren Yaoting)
De "uma viagem marítima de três anos" na época de Intorcetta aos frequentes voos diretos entre os dois países hoje, a conectividade transformou o intercâmbio cultural, preservando seu espírito, disse Jia.
A história de Intorcetta emocionou muitos dos presentes. Alguns expressaram seu apreço pelas raízes históricas do intercâmbio sino-italiano. "Ambas as culturas valorizam o aprendizado e a ética", disse Stefano Ciroli, estudante local de 20 anos. "Isso torna o diálogo não apenas possível, mas necessário".
De acordo com Wang Qin, diretor chinês do Instituto Confúcio da universidade, o programa em andamento, organizado com parceiros acadêmicos locais, se estenderá até meados de dezembro. Seminários serão realizados em diversas cidades italianas sobre temas como diálogo entre civilizações e a transmissão do pensamento confucionista no mundo latino.


