Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Investimento em ativos fixos da China cai 0,5% nos três primeiros trimestres

20 de outubro de 20251 min de leitura

Beijing, 20 out (Xinhua) -- O investimento em ativos fixos da China caiu 0,5% ano a ano nos três primeiros trimestres de 2025, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta segunda-feira.

O investimento totalizou 37,15 trilhões de yuans (US$ 5,23 trilhões) durante o período, disse o DNE em comunicado.

A queda foi impulsionada principalmente pelo fraco investimento imobiliário. Excluindo o setor imobiliário, o investimento em projetos aumentou 3% ano a ano nos três primeiros trimestres, de acordo com o DNE.

Durante esse período, o investimento no setor manufatureiro aumentou 4%, com o investimento na fabricação de bens de consumo subindo 6,3% e na fabricação de equipamentos subindo 1,6%. O investimento na produção e fornecimento de eletricidade, calor, gás e água saltou 15,3%.

O investimento em infraestrutura aumentou 1,1% ano a ano nos três primeiros trimestres. O investimento na internet e serviços relacionados aumentou 20,6%, enquanto os gastos com transporte hidroviário e ferroviário aumentaram 12,8% e 4,2%, respectivamente.

O investimento privado em infraestrutura cresceu 7%, representando 20% do total do investimento em infraestrutura, um aumento anual de 1,1 ponto percentual.