Beijing, 1º out (Xinhua) -- A Iniciativa de Governança Global demonstra o firme apoio da China à ONU, reflete as aspirações compartilhadas pela comunidade internacional e recebeu amplo apoio, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, nesta terça-feira, ao responder a uma pergunta relacionada durante uma coletiva de imprensa regular.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da Assembleia Geral da ONU (UNGA, em inglês), Annalena Baerbock, entre outros, afirmaram que a Iniciativa de Governança Global proposta pela China tem um significado profundo e indicaram que seus princípios fundamentais são compatíveis com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas. Durante o debate geral da sessão da UNGA em andamento, muitos outros líderes também elogiaram a iniciativa.
Guo disse que, no marco histórico do 80º aniversário da ONU, muitos países buscam respostas para questões como o rumo da humanidade, a escolha entre o multilateralismo ou a lei da selva, e se devemos revitalizar a cooperação internacional ou ceder ao unilateralismo e à intimidação. Ele destacou que o debate geral deste ano demonstrou que o consenso predominante da comunidade internacional é de que o papel da ONU deve ser preservado e a governança global deve ser fortalecida.
A Iniciativa de Governança Global enfatiza a igualdade soberana, o Estado de Direito internacional, o multilateralismo, ações concretas e uma abordagem centrada nas pessoas, disse Guo. É a solução da China para os desafios da governança global, e seus princípios fundamentais estão alinhados com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas, acrescentou.
"A Iniciativa de Governança Global, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global têm cada uma seu próprio foco e se complementam simultaneamente. Juntas, elas formam um bem público sistêmico que a China apresentou ao mundo. Isso injeta estabilidade e certeza em um mundo turbulento e destaca os compromissos e contribuições da China nas relações internacionais", disse Guo.
Ele observou que a China busca trabalhar com todas as partes para promover as quatro iniciativas e levar a paz e o desenvolvimento previstos na Carta das Nações Unidas às pessoas em todo o mundo.