Beijing, 1º out (Xinhua) -- O setor de inteligência artificial (IA) da China teve um crescimento robusto, com o número de empresas ultrapassando 5.300 em setembro, representando 15% do total global, de acordo com a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A escala do setor ultrapassou 900 bilhões de yuans (cerca de US$ 126,7 bilhões) em 2024, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, mostraram os dados.
O setor de IA do país estabeleceu uma cadeia industrial completa que abrange a infraestrutura fundamental, a arquitetura do modelo e os aplicativos da indústria. Em 2024, a receita desses três segmentos aumentou 54%, 18% e 13% ano a ano, respectivamente, de acordo com a academia.
Ele acrescentou que o hardware inteligente representado por telefones, computadores e carros alimentados por IA está experimentando um rápido crescimento.
A China tem feito esforços sustentados para promover a transformação da economia digital em uma economia inteligente e uma sociedade inteligente. No início deste ano, o país publicou um conjunto de diretrizes sobre a implementação profunda da iniciativa "AI Plus", com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de apoio à IA e acelerar a integração da tecnologia de IA nos domínios econômico e social.