Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Grande drone da China completa voo pioneiro de logística no planalto

15 de janeiro de 20262 min de leitura
Compartilhe
Grande drone da China completa voo pioneiro de logística no planalto

Chengdu, 15 jan (Xinhua) -- O grande drone de asa fixa FP-985 "Taurus", desenvolvido internamente na China, completou um voo logístico de longa distância pelas regiões de alta altitude entre Sichuan e Xizang na quarta-feira.

Repleto de especialidades locais, incluindo chá com manteiga e produtos lácteos de iaque, o Taurus voou mais de 1.100 quilômetros desde a cidade de Nyingchi, na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, até o Distrito Autônomo de Beichuan Qiang, na Província de Sichuan, marcando o sucesso do primeiro voo de validação logística do país para um grande drone em um ambiente de planalto.

Desenvolvido pela Aerospace Times Feipeng Co., Ltd., o drone foi projetado para operações em ambientes desafiadores, como planaltos, ilhas e outras regiões geograficamente complexas. Ele possui um peso máximo de decolagem de 5,7 toneladas, capacidade de carga útil superior a 2 toneladas e autonomia superior a 2.000 quilômetros.

O equipamento é capaz de transportar cargas de longa distância em ambientes extremos, que vão desde áreas de planalto frio até condições de névoa salgada em ilhas. Ele também suporta decolagem e aterrisagem curtas em aeroportos padrão e pode ser implantado de forma flexível em aeroportos com condições austeras.

A empresa afirmou que a aeronave é capaz de operações contínuas em todas as condições climáticas, com funções como anti-gelo/descongelamento, proteção contra raios e alta resistência ao vento.

Autoridades observaram que o voo bem-sucedido ajudará a impulsionar o desenvolvimento da logística de baixa altitude em Sichuan e Xizang, facilitando assim o transporte de produtos agrícolas, impulsionando o crescimento econômico regional no oeste da China e aprimorando as capacidades de resposta a emergências.