Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Funcionária confiante de que a China cumprirá metas de desenvolvimento para 2025

31 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 31 out (Xinhua) -- Uma funcionária chinesa expressou confiança nesta sexta-feira de que o país está no caminho certo para alcançar suas metas anuais de desenvolvimento econômico e social para 2025, citando o crescente efeito das políticas de apoio do governo.

Li Chao, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, em inglês), afirmou em uma coletiva de imprensa que a economia resistiu às pressões e avançou de forma estável ao longo dos três primeiros trimestres do ano, enquanto o governo intensificou esforços para manter estáveis o emprego, empresas, mercados e as expectativas.

A economia cresceu 5,2% ante o ano passado no período de janeiro a setembro, um indicador que coloca a China na vanguarda das grandes economias mundiais. O crescimento das vendas no varejo se acelerou e o valor agregado industrial aumentou em ritmo rápido não visto desde 2022.

Ao detalhar a força econômica da China, Li disse que a inovação fornece suporte robusto para indústrias emergentes, criando impulso de desenvolvimento suficiente, enquanto as exportações estáveis oferecem forte resiliência à economia, apesar de um ambiente externo volátil.

Além disso, o mercado consumidor chinês continua a gerar pontos positivos, demonstrando seu enorme potencial, enquanto a qualidade e a eficiência do desenvolvimento econômico também aumentam à medida que os esforços do governo para combater a competição desordenada gradualmente dão resultados.

Esse desempenho coloca a China em posição sólida para cumprir suas metas de desenvolvimento, disse Li, observando que várias organizações internacionais recentemente revisaram para cima suas previsões de crescimento para a China.

Olhando para o futuro, a NDRC, juntamente com outros departamentos do governo, fortalecerá a pesquisa e as reservas de políticas e implementará novas medidas em tempo hábil, se necessário, acrescentou.