Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Fórum internacional de Intercâmbio Civilizacional começa em Macau

17 de dezembro de 20252 min de leitura
Compartilhe
Fórum internacional de Intercâmbio Civilizacional começa em Macau

Macau, 16 dez (Xinhua) -- O Fórum Internacional sobre Aprendizagem de Intercâmbio Civilizacional 2025 começou nesta terça-feira na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da China, com mais de 20 sessões temáticas e sessões de intercâmbio acadêmico.

Com duração de dois dias e sob o tema "Aprendizagem mútua entre Civilizações, Herança e Desenvolvimento", o fórum reúne cerca de 300 representantes de departamentos governamentais e organizações internacionais, além de especialistas e estudiosos de destaque mundial, segundo o organizador.

Wang Gang, vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse em seu discurso na cerimônia de abertura que a realização do fórum é uma prática vívida da Iniciativa de Civilização Global, proporcionando uma nova plataforma para o diálogo igualitário, intercâmbios, aprendizagem mútua e inspiração mútua entre diferentes civilizações.

O Lam, secretária para Assuntos Sociais e Cultura do governo da RAEM, apontou em suas observações que o fórum marca um novo ponto de partida para conduzir um diálogo civilizacional com Macau como plataforma. "Ficamos felizes em ter especialistas nacionais e internacionais compartilhando ideias, explorando tendências e encontrando novas soluções juntos para enfrentar os desafios", disse ela.

Os participantes estão programados para discutir temas como a forma pela qual o diálogo e a aprendizagem mútua entre diferentes civilizações podem promover a prosperidade e o desenvolvimento da humanidade, bem como a preservação do patrimônio mundial em consonância com o desenvolvimento.

Realizado em Macau pela primeira vez, o fórum é apresentado pelo governo da RAEM e organizado por seu Instituto Cultural, com apoio da Academia Chinesa de História sob a Academia Chinesa de Ciências Sociais.