Beijing, 3 fev (Xinhua) -- Um fórum de think tank, coorganizado por institutos de pesquisa afiliados ao Partido Comunista da China (PCCh) e ao partido Kuomintang Chinês (KMT), foi realizado nesta terça-feira em Beijing.
O fórum, com o tema "Perspectivas para Intercâmbio e Cooperação através do Estreito", contou com a presença de mais de 100 participantes de ambos os lados do Estreito de Taiwan, incluindo membros de think tanks do PCCh e do KMT, bem como representantes e especialistas de diversas áreas, como turismo, indústria, ciência e tecnologia, saúde e proteção ambiental.
A realização do fórum é um passo concreto para implementar o espírito das mensagens trocadas pelos líderes dos dois partidos, disse Song Tao, diretor do Departamento de Trabalho de Taiwan do Comitê Central do PCCh, ao discursar na cerimônia de abertura.
Os dois partidos devem permanecer inabaláveis na defesa da base política comum de defender o Consenso de 1992 e se opor à "independência de Taiwan", e orientar conjuntamente as relações através do Estreito na direção certa de desenvolvimento, acrescentou.
Song enfatizou que medidas firmes serão tomadas contra os separatistas obstinados da "independência de Taiwan" e seus cúmplices, e que as tentativas de forças externas de "usar Taiwan para conter a China" não serão toleradas.
Hsiao Hsu-tsen, vice-presidente do KMT, disse que as pessoas em ambos os lados do Estreito de Taiwan são partes da mesma nação chinesa e devem trabalhar juntas para a revitalização chinesa.
Ele expressou esperança de que, com base na base política comum de defender o Consenso de 1992 e se opor à "independência de Taiwan", os dois lados busquem o benefício mútuo, promovam a prosperidade compartilhada e avancem no desenvolvimento pacífico.

