Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Fórum de mídia e think tank do Sul Global é inaugurado em Yunnan, no sudoeste da China

7 de setembro de 20252 min de leitura

Kunming, 6 set (Xinhua) -- O Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global 2025 foi inaugurado neste sábado em Kunming, capital da Província de Yunnan, no sudoeste da China.

O evento reuniu cerca de 500 participantes de mais de 260 meios de comunicação, think tanks, agências governamentais e organizações internacionais em 110 países e regiões.

A Iniciativa de Governança Global, recentemente proposta pela China, fornece orientações importantes para o Sul Global reformar conjuntamente o sistema de governança global, disse Hu Heping, vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), ao discursar na cerimônia de abertura.

Hu expressou otimismo de que o fórum melhorará a comunicação e os intercâmbios entre a mídia e os think tanks, ajudando os países do Sul Global a fortalecer a cooperação em meio às transformações globais e a construir conjuntamente um futuro melhor.

Fu Hua, presidente da Agência de Notícias Xinhua, disse em seu discurso que, como agência de notícias nacional da China e uma organização de notícias global, a Xinhua está pronta para trabalhar com todas as partes para contar as histórias de como os líderes do Sul Global orientam e promovem a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Ele enfatizou a importância de reforçar a pesquisa e a disseminação de ideias importantes e alavancar os mecanismos de intercâmbio multilateral, para aproveitar todo o potencial do discurso e mobilizar forças motrizes para o desenvolvimento e a prosperidade do Sul Global.

A mídia e os think tanks do Sul Global devem explorar o potencial cooperativo em áreas como fortalecer o compartilhamento de informações, promover intercâmbios de pessoal e contar as histórias do Sul Global de forma eficaz, disse Khamphan Pheuyavong, membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Revolucionário Popular do Laos (PRPL), chefe da Comissão de Propaganda e Treinamento do Comitê Central do PRPL, e presidente do Conselho de Teoria do Comitê Central do PRPL, na cerimônia de abertura.

Em um discurso por vídeo para a cerimônia de abertura, Melissa Fleming, subsecretária-geral das Nações Unidas para comunicações globais, pediu esforços conjuntos para fortalecer a sustentabilidade global e os intercâmbios interculturais, restaurar o equilíbrio do ecossistema global de informações e incorporar a integridade na esfera pública online.

O fórum, que durará até terça-feira, é co-organizado pela Agência de Notícias Xinhua, pelo Comitê Provincial de Yunnan do PCCh e pelo Governo Popular da Província de Yunnan.