Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Fórum da Cultura do Yangtzé 2025 constrói plataforma de diálogo global para principais civilizações dos rios

22 de novembro de 20252 min de leitura
Fórum da Cultura do Yangtzé 2025 constrói plataforma de diálogo global para principais civilizações dos rios

Nanjing, 22 nov (Xinhua) -- O Fórum da Cultura do Yangtzé 2025 foi inaugurado nesta sexta-feira em Nanjing, Província de Jiangsu, no leste da China, reunindo mais de 300 convidados de mais de 30 países, incluindo autoridades governamentais, estudiosos e diplomatas.

Xin Changxing, secretário do Comitê Provincial de Jiangsu do Partido Comunista da China, enfatizou o papel do Rio Yangtzé na formação da geografia, economia e cultura de Jiangsu. Ele se comprometeu a fortalecer o diálogo e a cooperação com países e regiões de bacias hidrográficas globais para contribuir para a Iniciativa de Civilização Global e para uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Fu Hua, presidente da Agência de Notícias Xinhua, disse que a cultura do Rio Yangtzé, inclusiva e abrangente, tornou-se um veículo importante para promover o aprendizado mútuo entre civilizações e proporcionou riqueza espiritual valiosa para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

A Agência de Notícias Xinhua aproveitará a oportunidade deste fórum para trabalhar com todas as partes e continuar contando a história do Rio Yangtzé na nova era, disse Fu.

A diretora-geral assistente da UNESCO para Ciências Naturais, Lidia Arthur Brito, disse que o tema deste fórum é altamente consistente com a missão da UNESCO, acrescentando que o desenvolvimento verde do Rio Yangtzé reflete a harmonia entre humanos e natureza.

Um relatório de think tank, intitulado "Aproveitando os Rios para a Prosperidade Nacional e o Bem-Estar Público - Um Estudo sobre a Estratégia para os Rios na Nova Era", foi divulgado no fórum. O relatório foi coautorado pelo Think Tank Nacional de Alto Nível da Agência de Notícias Xinhua e pelo Instituto Chinês de Recursos Hídricos e Pesquisa Hidrelétrica.

O evento foi coorganizado pela UNESCO e pelo governo municipal de Nanjing.