Sanya, 19 nov (Xinhua) -- A Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China informou nesta terça-feira que a formação de porta-aviões Fujian da Marinha do ELP realizou seu primeiro treinamento de força real no mar desde o comissionamento.
Durante a missão, a formação conduziu vários exercícios de treinamento, incluindo navegação de frota, busca e resgate conjuntos navio-aeronave, e decolagens e pousos de aeronaves baseados no porta-aviões.
No exercício conjunto de busca e resgate navio-aeronave, as embarcações e aeronaves coordenaram e cooperaram para concluir rapidamente a tarefa de resgate seguindo as instruções de comando da formação para lidar com emergências. O exercício ajudou a aprimorar a capacidade da formação de resposta a contingências, segundo a Marinha do ELP.
Diversos tipos de aeronaves baseados no porta-aviões, incluindo J-35, J-15T, J-15DT e KJ-600, completaram rodadas de decolagens e pousos assistidos por catapultas no Fujian. Esses exercícios testaram efetivamente as capacidades de catapulta eletromagnética, recuperação e operação no convés do porta-aviões, validando ainda mais a compatibilidade navio-aeronave, disse a Marinha do ELP.
O Fujian foi comissionado em 5 de novembro.

