Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Exposição é inaugurada no Quênia para impulsionar cooperação agrícola entre China e África

30 de outubro de 20253 min de leitura
Exposição é inaugurada no Quênia para impulsionar cooperação agrícola entre China e África

Foto tirada em 28 de outubro de 2025 mostra momento da cerimônia de abertura da Exposição Internacional Agrícola da África 2025 em Nairóbi, Quênia. (Xinhua/Li Yahui)

Nairóbi, 28 out (Xinhua) -- A Exposição Internacional Agrícola da África 2025 foi inaugurada na terça-feira na capital queniana, Nairóbi, sob o tema "Aumentando a Produtividade Agrícola na África por meio da Inovação e do Acesso ao Mercado", com o objetivo de impulsionar a cooperação entre China e África na agricultura moderna.

Paul Kipronoh Ronoh, secretário principal do Departamento de Agricultura do Quênia, disse que a exposição busca posicionar a África como um centro global para inovação e comércio agrícola. O evento reuniu mais de 150 expositores, incluindo 100 da China, representando um marco que destaca o crescente papel do Quênia como centro regional para agronegócios e inovação.

"A exposição serve como plataforma continental para promover a inovação, a adoção de tecnologia e o acesso ao mercado como principais facilitadores da transformação agrícola", disse Ronoh.

Ele observou que o evento reforça o compromisso do Quênia com parcerias agrícolas regionais e globais, principalmente no âmbito do Fórum de Cooperação China-África e do Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola da União Africana.

A embaixadora chinesa no Quênia, Guo Haiyan, disse que mais de 100 empresas chinesas do setor agrícola, abrangendo áreas desde o melhoramento de sementes até o processamento de alimentos, estão participando da exposição.

"Essas inovações podem ajudar os pequenos agricultores a aumentar a produtividade, reduzir as perdas pós-colheita e tornar a agricultura mais resiliente a mudanças climáticas", observou Guo, acrescentando que as empresas chinesas não estão só mostrando produtos, mas também buscando parcerias, oportunidades de investimento e crescimento compartilhado com agricultores e empresas africanas.

Tito Mutai, diretor-executivo da Exposição Agro-África, disse que, durante a exposição, cinco acordos foram assinados entre entidades chinesas e quenianas para impulsionar o investimento e o comércio no setor agrícola entre os dois países.

Mutai disse que ambos os países compartilham uma visão comum de transformar a agricultura em fonte de alimentos, além de um motor de crescimento inclusivo e criação de empregos.

Uma expositora (esquerda) mostra produtos a visitantes na Exposição Internacional de Agricultura da África 2025 em Nairóbi, Quênia, em 28 de outubro de 2025. (Xinhua/Li Yahui)

Guo Haiyan, embaixadora da China no Quênia, discursa na cerimônia de abertura da Exposição Internacional de Agricultura da África 2025 em Nairóbi, Quênia, em 28 de outubro de 2025. (Xinhua/Han Xu)

Paul Kipronoh Ronoh, secretário principal do Departamento de Agricultura do Quênia, discursa na cerimônia de abertura da Exposição Internacional de Agricultura da África 2025 em Nairóbi, Quênia, em 28 de outubro de 2025. (Xinhua/Han Xu)