Parceria entre Xinhua e Brasil 247

"Evil Unbound" estreia em Los Angeles, destacando atrocidades cometidas pelo Japão em guerra biológica na Segunda Guerra Mundial

21 de setembro de 20253 min de leitura
"Evil Unbound" estreia em Los Angeles, destacando atrocidades cometidas pelo Japão em guerra biológica na Segunda Guerra Mundial

Pessoas entram em um cinema para assistir à estreia do filme "Evil Unbound" em Los Angeles, Estados Unidos, em 18 de setembro de 2025. "Evil Unbound", um filme de produção chinesa que retrata as atrocidades cometidas pela notória Unidade 731 de guerra biológica japonesa na Segunda Guerra Mundial, estreou em Los Angeles na quinta-feira. (Foto por Qiu Chen/Xinhua)

Los Angeles, 19 set (Xinhua) – "Evil Unbound", um filme de produção chinesa que retrata as atrocidades cometidas pela notória Unidade 731 de guerra biológica japonesa na Segunda Guerra Mundial, estreou em Los Angeles na quinta-feira.

A Unidade 731, uma base ultrassecreta de pesquisa em guerra biológica e química em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no nordeste da China, serviu como centro da guerra biológica japonesa na China e no Sudeste Asiático na Segunda Guerra Mundial.

Registros históricos indicam que, de 1940 a 1945, a Unidade 731 usou pelo menos 3.000 pessoas em experimentos humanos, e mais de 300.000 pessoas na China foram mortas por armas biológicas japonesas.

O filme, dirigido por Zhao Linshan, foi lançado na América do Norte pela Well Go USA Entertainment. É apresentado em mandarim com legendas em inglês e está programado para ser exibido em mais de 100 cinemas em dezenas de cidades americanas, incluindo Los Angeles, São Francisco, Seattle, Chicago, Nova York e Boston, nos Estados Unidos, além de Toronto, Edmonton e Vancouver, no Canadá.

"O filme não é apenas poderoso, também é um lembrete histórico profundamente memorável", disse Doris Pfardrescher, CEO da Well Go USA Entertainment. "Ele dá vida a um capítulo da história que não deve ser esquecido, e temos orgulho de compartilhar essa história com o público americano".

Após a estreia na quinta-feira, um espectador que se identificou como Richard disse à Xinhua que assistir a "Evil Unbound" foi "muito difícil, muito emocionante, muito árduo".

Richard disse que o filme o lembrou das atrocidades cometidas pela Alemanha nazista nos campos de concentração e o ajudou a entender o enorme sofrimento aguentado pelo povo chinês devido à agressão japonesa.

"O filme mostra muitas coisas horríveis: experimentos, tortura e mortes desnecessárias", acrescentou Richard. "Espero que muitas pessoas assistam ao filme para ter mais noção sobre essa parte da história".

Uma espectadora tira foto de pôster do filme "Evil Unbound" em um cinema em Los Angeles, Estados Unidos, em 18 de setembro de 2025. "Evil Unbound", um filme de produção chinesa que retrata as atrocidades cometidas pela notória Unidade 731 de guerra biológica japonesa na Segunda Guerra Mundial, estreou em Los Angeles na quinta-feira. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

Pessoas assistem à estreia do filme "Evil Unbound" em um cinema em Los Angeles, Estados Unidos, em 18 de setembro de 2025. "Evil Unbound", um filme de produção chinesa que retrata as atrocidades cometidas pela notória Unidade 731 de guerra biológica japonesa na Segunda Guerra Mundial, estreou em Los Angeles na quinta-feira. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)

Pessoas assistem à estreia do filme "Evil Unbound" em um cinema em Los Angeles, Estados Unidos, em 18 de setembro de 2025. "Evil Unbound", um filme de produção chinesa que retrata as atrocidades cometidas pela notória Unidade 731 de guerra biológica japonesa na Segunda Guerra Mundial, estreou em Los Angeles na quinta-feira. (Xinhua/Gao Shan)