Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Evento de parceria industrial China-Etiópia é realizado em Adis Abeba para impulsionar cooperação entre os BRICS

28 de setembro de 20253 min de leitura
Evento de parceria industrial China-Etiópia é realizado em Adis Abeba para impulsionar cooperação entre os BRICS

Foto tirada em 25 de setembro de 2025 mostra cerimônia de assinatura no Evento de Parceria Industrial China-Etiópia 2025, em Adis Abeba, capital da Etiópia. O Evento de Parceria Industrial China-Etiópia 2025 foi realizado na quinta-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia, para forjar sinergia industrial e promover a coordenação de políticas entre a China, a Etiópia e outros Estados-membros do BRICS. O evento de parceria também contou com a assinatura de um acordo de cooperação entre o Centro de Inovação PartNIR do BRICS e a Corporação de Engenharia e Construção da China, com o objetivo de buscar o estabelecimento de uma plataforma que ajudará empresas da China e de outros países do BRICS a ingressar e aproveitar o potencial do mercado etíope. (Foto por Michael Tewelde/Xinhua)

Adis Abeba, 26 set (Xinhua) -- O Evento de Parceria Industrial China-Etiópia 2025 foi realizado na quinta-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia, para forjar sinergia industrial e promover a coordenação de políticas entre China, Etiópia e outros Estados-membros do BRICS.

Em discurso no evento, Zhuang Rongliang, vice-prefeito da cidade de Xiamen, no sudeste da China, e diretor-geral do Centro de Inovação da Parceria do BRICS para a Nova Revolução Industrial (Centro de Inovação PartNIR do BRICS), disse que Xiamen e a Etiópia vivenciam conexões e intercâmbios comerciais crescentes nos últimos anos.

"A rota aérea de carga do BRICS que liga Xiamen, Adis Abeba e São Paulo operou 598 voos desde sua criação, há dois anos, facilitando 750 milhões de dólares americanos em importações e exportações", disse Zhuang, destacando que o aumento da frequência de voos melhorou a conectividade entre China, África e América do Sul.

Ressaltando a importância do evento de parceria para o avanço do alinhamento industrial e da colaboração entre empresas dos dois países, Zhuang apelou aos governos e empresas de ambos os lados para que trabalhem na coordenação de políticas a fim de acelerar a revolução industrial nos países do BRICS.

"Ao estabelecer parcerias com empreendedores etíopes, as empresas chinesas podem acelerar a execução de projetos, reduzir riscos operacionais, acessar talentos locais de primeira linha e navegar no mercado com maior agilidade", disse Tarekegn Bululta, ministro de Estado da Indústria da Etiópia, acrescentando que o evento oferece uma plataforma estratégica para alinhar especialistas e recursos chineses com as prioridades industriais da Etiópia.

Bululta também convidou investidores chineses a se envolverem em diversos setores de investimento na Etiópia para ajudar o país a se tornar um polo manufatureiro líder na África.

Liu Xiaoguang, ministro conselheiro da Embaixada da China na Etiópia, disse que a China e a Etiópia compartilham vários programas nas áreas de agricultura, manufatura, mineração, digitalização, desenvolvimento verde e capacitação.

"O evento de parceria ajudará a China e a Etiópia a trocar conhecimento, fortalecer a sinergia e alcançar resultados mutuamente benéficos e caminhos de desenvolvimento compartilhados", disse Liu.

O ministro conselheiro acrescentou que a China continuará apoiando o desenvolvimento das cadeias de valor locais, a manufatura e o processamento de minerais essenciais da Etiópia, além de seus esforços para ingressar na Organização Mundial do Comércio.

O evento de parceria também contou com a assinatura de um acordo de cooperação entre o Centro de Inovação PartNIR do BRICS e a China Civil Engineering Construction Corporation, com o objetivo de buscar o estabelecimento de uma plataforma que ajudará empresas da China e de outros países do BRICS a ingressar e aproveitar o potencial do mercado etíope.