Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Estrada Nyange-Muhanga, construída pela China, melhora transporte e comércio no sul de Ruanda

14 de fevereiro de 20264 min de leitura
Compartilhe
Estrada Nyange-Muhanga, construída pela China, melhora transporte e comércio no sul de Ruanda

Foto tirada em 9 de fevereiro de 2026 mostra veículo na estrada Nyange-Muhanga, construída pela empresa chinesa Stecol Corporation, na Província do Sul de Ruanda. (Xinhua/Ju Yinhe)

Construída pela Stecol Corporation, uma construtora chinesa, a estrada Nyange-Muhanga foi recentemente aberta ao tráfego, cerca de sete meses antes do previsto, servindo como um elo essencial na rede nacional de transportes de Ruanda.

Kigali, 12 fev (Xinhua) -- Para Theonila Uwumukiza, agricultora do distrito de Muhanga, a reabilitação da estrada Nyange-Muhanga, na Província do Sul de Ruanda, transformou seu cotidiano.

"Chegar ao mercado ficou muito mais fácil. Antes, levava cerca de uma hora para transportar mercadorias, mas agora leva apenas 30 minutos. Meus filhos precisam de apenas 10 minutos para chegar à escola de moto, enquanto antes levavam cerca de 20 minutos", disse Uwumukiza.

Construída pela Stecol Corporation, uma construtora chinesa, a estrada foi recentemente aberta ao tráfego cerca de sete meses antes do previsto, servindo como um elo essencial na rede nacional de transportes.

Sixbert Byingingo, diretor do Colégio St. Jean Nyarusange em Kabgayi, distrito de Muhanga, em entrevista à Xinhua na segunda-feira elogiou a transformação trazida pela estrada modernizada.

"Temos sorte de ter esta estrada. Antes, a estrada muito deteriorada, o que dificultava o trânsito. Visitantes e funcionários frequentemente se incomodavam com suas péssimas condições. Mas, após a recuperação da estrada, as coisas melhoraram muito. Somos gratos porque ficou mais fácil e agradável para as pessoas chegarem à escola".

A nova estrada facilitou o deslocamento não só para professores e funcionários, mas também para pais e estudantes.

"Era difícil para os pais chegarem à escola. Agora, o deslocamento ficou muito mais fácil, pois as pessoas podem vir a qualquer hora sabendo que chegarão em segurança", acrescentou Byingingo.

Foto tirada em 9 de fevereiro de 2026 mostra crianças caminhando ao longo da estrada Nyange-Muhanga, construída pela empresa chinesa Stecol Corporation no distrito de Muhanga, em Ruanda. (Xinhua/Ju Yinhe)

O projeto rodoviário abrange aproximadamente 24 km e liga o distrito de Muhanga a áreas importantes da Província do Sul de Ruanda, com duração contratual de dois anos, de setembro de 2024 a setembro de 2026.

"Durante a execução do projeto, enfrentamos diversos desafios, incluindo o terreno montanhoso complexo e longos períodos de construção durante a estação chuvosa. Ao otimizar nosso plano de trabalho, ajustar os projetos e fortalecer a gestão de recursos, conseguimos inaugurar a estrada com cerca de sete meses de antecedência", disse o gerente do projeto, Jiang Pengfei, à Xinhua no local da obra.

Ele acrescentou que, até o momento, o projeto da estrada Nyange-Muhanga atingiu um progresso geral real de 82,3%, superando o progresso planejado de 70,68%.

Mounir Benseddik, engenheiro residente que lidera a equipe de supervisão, explicou as melhorias técnicas. "Este projeto consiste na recuperação e no alargamento da estrada entre Muhanga e Nyange. A pista tem 7,4 metros de largura, com acostamentos de 1,5 metros em ambos os lados nas áreas rurais. Nas áreas urbanas, adicionamos áreas verdes, ciclovias e calçadas".

Benseddik disse que agora a estrada está totalmente asfaltada, garantindo um fluxo de tráfego tranquilo. "Agora os veículos circulam sem problemas, pois as obras de asfaltamento estão 100% concluídas. Os trabalhos restantes estão concentrados principalmente no trecho urbano de 4 km, que inclui calçadas, áreas verdes e ciclovias. Esperamos a conclusão por volta de abril ou maio de 2026".

Foto tirada em 9 de fevereiro de 2026 mostra veículo na estrada Nyange-Muhanga, construída pela empresa chinesa Stecol Corporation na Província do Sul de Ruanda. (Xinhua/Ju Yinhe)

A estrada Nyange-Muhanga é um importante corredor de transporte que liga a Província do Sul às regiões oeste e norte de Ruanda.

Segundo a Agência de Desenvolvimento de Transportes do Ruanda, a estrada modernizada melhorará a mobilidade de moradores, empresas e transportadores, além de facilitar o comércio, permitindo que agricultores e empresas locais transportem mercadorias com mais eficiência. É esperado que isso gere empregos, aumente a produtividade e contribua para o crescimento econômico geral da região.