Macau, 28 jan (Xinhua) -- O Fórum Internacional de Macau sobre Ciências Espaciais e Planetárias 2026 teve início na terça-feira, atraindo mais de 300 acadêmicos das áreas de ciências espaciais e planetárias de mais de 10 países e regiões.
O fórum, que incluiu uma série de apresentações e debates temáticos, foi organizado com o objetivo de proporcionar uma plataforma aberta para que pesquisadores de diversos contextos pudessem dialogar e promover o desenvolvimento coordenado de futuras pesquisas.
O presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, do inglês), Zhu Jian-Kang, disse na cerimônia de abertura que este fórum tem como objetivo alavancar o papel de Macau como um centro importante para a pesquisa de aeroespaço e espaço profundo da China, fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre a China e a comunidade internacional de ciências planetárias e inspirar jovens acadêmicos a se envolverem na pesquisa de ciência espacial.
Cheang Kun Wai, membro do comitê administrativo do Fundo de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia de Macau (FDCT), observou que o fundo há tempos está comprometindo com a promoção da inovação científica local e da colaboração interdisciplinar para facilitar a participação ativa de Macau nas tendências globais de desenvolvimento científico, particularmente na ciência espacial.
O evento foi organizado pela MUST, pela Universidade de Shandong e pela Associação para a Promoção da Ciência e Tecnologia de Macau, e contou com o apoio do FDCT.

