Trabalhadora na linha de produção de uma empresa na cidade de Zunhua, província de Hebei, norte da China, em 27 de setembro de 2025. (Foto por Liu Mancang/Xinhua)
"O modelo de desenvolvimento da China é único porque é feito pelo povo e para o povo", disse Amer Tamam, vice-editor-chefe do jornal estatal egípcio Akhbar.
Cairo, 18 out (Xinhua) -- Os planos quinquenais da China têm sido fundamentais para lidar com os desafios e impulsionar o progresso em todos os setores, disse Amer Tamam, vice-editor-chefe do jornal estatal egípcio Akhbar.
O ano de 2025 marca a etapa final do 14º Plano Quinquenal, que mudou o foco do país para o desenvolvimento de alta qualidade, disse ele à Xinhua em entrevista recente, afirmando que o desenvolvimento de alta qualidade também impulsionou a reputação das exportações chinesas, especialmente de veículos elétricos.
A China, disse ele, está comprometida com o crescimento econômico, a inovação tecnológica, a proteção ambiental e o bem-estar social, e esses esforços melhoraram o bem-estar da população interna e trouxeram benefícios a diversos países.
Apesar da turbulência global, observou Tamam, a China manteve consistentemente uma taxa de crescimento econômico anual de cerca de 5%, demonstrando seu compromisso com o planejamento estratégico e a resiliência, afirmando que, com a China contribuindo com cerca de 30% do crescimento econômico global, o país continua sendo um pilar da estabilidade em um mundo incerto.
A China propôs e promoveu a Iniciativa Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global, a Iniciativa de Civilização Global e, mais recentemente, a Iniciativa de Governança Global (IGG), disse Tamam, considerando essas iniciativas parte integrante do planejamento de longo prazo da China para alcançar o desenvolvimento interno abrangente e, ao mesmo tempo, compartilhar benefícios com outros países.

Foto aérea de drone tirada em 13 de outubro de 2025 mostra contêineres, que serão enviados por transporte intermodal ferroviário-marítimo para o Porto de Luchao, em Shanghai, para exportação, em uma base logística ferroviária em Yangzhou, província de Jiangsu, no leste da China. (Foto por Ren Fei/Xinhua)
Ele considera a IGG essencial para amplificar as vozes dos países em desenvolvimento.
Para apoiar a boa governança global, Tamam pediu esforços como projetos concretos de desenvolvimento, intercâmbios comerciais, infraestrutura e iniciativas de economia verde que atendam a interesses mútuos.
Enquanto isso, disse ele, os países participantes da cooperação Cinturão e Rota já colheram benefícios tangíveis em infraestrutura, comércio e investimento, retratando o Egito como um excelente exemplo de cooperação "mútua" com a China em projetos relacionados à economia verde, infraestrutura e construção.
Tamam descreveu o desenvolvimento da China nos últimos cinco anos como "diversificado, inovador e aberto" e previu que o próximo 15º Plano Quinquenal continuará priorizando áreas como inovação tecnológica, inteligência artificial, economia digital e redução de carbono.
"O modelo de desenvolvimento da China é único porque é feito pelo povo e para o povo", disse Tamam, referindo-se ao modelo como um exemplo inspirador ao transformar seu capital humano em um motor de crescimento. Características e entendimentos políticos compartilhados entre os países do Sul Global, argumentou ele, facilitam o aprendizado das nações em desenvolvimento com a experiência da China.