Nanning, 10 set (Xinhua) -- "A culinária da ASEAN goza de considerável popularidade na China, com restaurantes tailandeses e vietnamitas agora comuns em muitas cidades. Os petiscos e pratos malaios também estão gradualmente ganhando reconhecimento. Nosso objetivo é promover os autênticos sabores do Sudeste Asiático, disseminando a cultura culinária da ASEAN para mais regiões da China e promovendo o intercâmbio cultural", afirmou Ho Weng Fat, 50 anos, proprietário de um restaurante de estilo malaio.
Na Rua Pedonal do Bairro Comercial da ASEAN em Nanning, da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, um restaurante malaio com um toque distinto do Sudeste Asiático atrai multidões de clientes. O seu esquema de cores frescas apresenta tons verdes lacados, acentuados com entalhes brancos e vidro com padrão vintage, exalando um charme distinto.
Ho Weng Fat é natural de Macau, China. Desde muito jovem, e de forma frequente, acompanhava seus pais, que trabalhavam com negócios, em viagens a cidades da parte continental, desenvolvendo gradualmente a aspiração de trabalhar e viver lá.
Nos últimos anos, muitos jovens de Macau optaram por iniciar negócios na parte continental. Ho Weng Fat envolveu-se gradualmente nos empreendimentos de seus pais na parte continental e começou a lançar seu próprio negócio culinário. "As cidades da parte continental oferecem um vasto potencial de mercado, o que é muito atraente para jovens empreendedores de Macau", afirmou Ho Weng Fat.
Em 2023, seu primeiro restaurante do estilo malaio foi inaugurado em Chengdu, na Província de Sichuan, sudoeste da China, ganhando popularidade entre os clientes. No ano seguinte, ele abriu uma segunda filial em um movimentado distrito comercial de Nanning. Ambos os estabelecimentos desfrutam de popularidade entre os consumidores.
Nos últimos anos, à medida que a cooperação China-ASEAN se aprofunda, as culinárias do Sudeste Asiático ganham grande popularidade na China. Pho vietnamita, espetinhos satay indonésios, arroz com frango hainanese de Cingapura... diversas iguarias agora oferecem aos consumidores chineses opções gastronômicas mais ricas por meio de seus sabores distintos.
Nanning, como uma porta de entrada para os intercâmbios e a cooperação entre a China e a ASEAN e cidade anfitriã da Expo China-ASEAN, atraiu nos últimos anos inúmeras empresas da ASEAN para se estabelecerem na cidade, juntamente com um número significativo de empresários e estudantes que trabalham e estudam no local, tornando-se assim um lugar onde estão reunidas uma diversidade de culturas culinárias do Sudeste Asiático. A atmosfera multicultural e suas vantagens geográficas únicas da cidade foram fatores-chave que atraíram Ho Weng Fat a estabelecer seu negócio.
"Tenho grande confiança no mercado consumidor de Nanning dentro dos intercâmbios culturais China-ASEAN. Os jovens aqui estão ansiosos para experimentar coisas novas e mostram um entusiasmo considerável pela culinária distinta da ASEAN, o que é crucial para o nosso restaurante especializado em cozinha diferenciada", disse Ho Weng Fat.
Na visão dele, promover a culinária malaia é apenas a etapa inicial e ele também tem planos de abrir novas filiais nas províncias de Guangdong, Fujian e outras regiões.
A vibrante variedade de sabores malaios serve não só como uma ponte culinária que liga o Sudeste Asiático e a população da China, mas também um testemunho vívido do intercâmbio cultural entre a China e a ASEAN. Ho Weng Fat espera oferecer aos clientes uma experiência culinária autêntica da Malásia, e também deseja que mais pessoas possam descobrir e compreender a Malásia por meio de seus pratos.

