Beijing, 16 set (Xinhua) -- A Guarda Costeira da China (GCC) informou que, na manhã desta terça-feira, uma embarcação oficial filipina colidiu deliberadamente com um navio da GCC em águas territoriais da China, nas proximidades de Huangyan Dao, no Mar do Sul da China.
O porta-voz da GCC, Gan Yu, disse que na terça-feira, mais de 10 embarcações oficiais filipinas entraram ilegalmente nas águas territoriais da China no entorno de Huangyan Dao, e a GCC tomou medidas de controle de acordo com a lei, incluindo advertências, controle da rota de navegação e uso de canhões de água contra as embarcações filipinas.
No entanto, por volta das 10h, um dos navios filipinos, com o número do casco 3014, ignorou várias advertências do lado chinês e colidiu deliberadamente com um navio da GCC de maneira não profissional e perigosa, de acordo com Gan.
O porta-voz disse que a violação intencional e as ações provocativas do lado filipino são de natureza maliciosa, acrescentando que o lado filipino é totalmente responsável pela colisão.

