Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Divulgado em Joanesburgo relatório de pesquisa da Xinhua sobre construção conjunta da liderança global

14 de novembro de 20252 min de leitura
Divulgado em Joanesburgo relatório de pesquisa da Xinhua sobre construção conjunta da liderança global

Joanesburgo, 13 nov (Xinhua) -- O Instituto Xinhua, think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua, divulgou na quinta-feira um relatório intitulado "Construindo Conjuntamente um Novo Modelo de Liderança Global -- Trabalhando Juntos em Busca de um Sistema de Governança Global Mais Justo e Racional" na Conferência de Parceria China-África, do Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global.

A comunidade internacional precisa urgentemente de um "novo modelo de liderança global", que não emane de um único país, bloco ou organização internacional, mas represente uma forma multilateral de liderança -- uma sinergia forjada pela comunidade internacional em resposta ativa aos desafios globais, indica o relatório.

De acordo com o relatório, o mundo enfrenta atualmente um déficit de liderança global, refletido no fracasso da paz, no desequilíbrio no desenvolvimento e na discórdia entre civilizações.

Para superar esse déficit, a estratégia fundamental para construir conjuntamente essa "nova liderança global" reside em transcender a lógica da hegemonia por meio da lógica da simbiose, observa.

O relatório descreve quatro caminhos-chave para a construção dessa liderança: tomar os valores humanos compartilhados como bússola, as Quatro Iniciativas Globais propostas pela China como plano sistêmico, a promoção de um mundo multipolar equitativo e ordenado e uma globalização econômica inclusiva como direção da transformação, e a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade como visão futura.

O relatório foi divulgado por Lyu Yansong, editor-chefe da Agência de Notícias Xinhua, no fórum. O evento de dois dias, que vai até sexta-feira, tem como foco o fortalecimento da governança global e o aprofundamento da cooperação entre a China e a África.

Mais de 200 representantes de mais de 160 meios de comunicação, think tanks, organizações governamentais e outras instituições da China e de 41 países africanos, bem como da União Africana, reuniram-se em Joanesburgo, África do Sul, para participar em discussões sob o tema "Reformando Governança Global: Novos Papéis e Visões para Cooperação China-África".