O secretário-geral da ONU, António Guterres (centro, à frente), discursa na Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança de IA, na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)
Nações Unidas, 25 set (Xinhua) -- O Diálogo Global sobre Governança da Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira.
"A questão não é mais se a IA transformará o mundo, ela já está fazendo isso", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na Reunião Informal de Alto Nível com Múltiplas Partes Interessadas para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA.
"A questão é se governaremos essa transformação juntos ou se deixaremos que ela nos governe", disse ele.
Relembrando que, há um ano, o Pacto Digital Global, o primeiro acordo universal sobre governança da IA, foi adotado nas Nações Unidas, Guterres disse que os pilares de um ecossistema global de IA foram lançados hoje, capazes de acompanhar o ritmo da tecnologia que mais evolui na história da humanidade.
O sistema se baseia em três pilares fundamentais, sendo política, ciência e capacidade, disse ele. "Isso é o multilateralismo em sua melhor forma, ágil, inclusivo e ancorado na responsabilidade compartilhada".
O chefe da ONU observou que os objetivos do Diálogo Global são claros: ajudar a construir sistemas de IA seguros, protegidos e confiáveis; promover a interoperabilidade entre regimes de governança; e incentivar a inovação aberta acessível a todos.
As Nações Unidas oferecem uma plataforma universal única para essa cooperação global e, pela primeira vez, todos os países terão um assento à mesa da IA, disse ele.
De acordo com Guterres, o Diálogo Global levará em consideração as implicações da IA em todas as suas dimensões, social e econômica, ética e técnica, cultural e linguística, além de complementar os esforços em todo o mundo, incluindo a OCDE, o G7 e organizações regionais, e proporcionar um ambiente inclusivo e estável para os esforços de coordenação da governança da IA.
"Em resumo, trata-se de criar um espaço onde governos, indústria e sociedade civil avancem juntos em soluções comuns", disse ele.
A criação, dentro das Nações Unidas, do Painel Científico Internacional Independente sobre IA representa outro marco, disse o chefe da ONU.
Sobre capacidade, Guterres afirmou ter apresentado recentemente um relatório sobre opções de financiamento para o desenvolvimento de capacidades em IA, que define caminhos práticos para reduzir a desigualdade em IA.
Os três pilares: política, ciência e capacidade são essenciais para proporcionar clareza, construir confiança, reduzir desigualdades e acelerar o progresso para todos, disse ele.
"A imprensa abriu mentes. A Revolução Industrial remodelou sociedades. A Internet conectou vidas em todos os continentes", disse Annalena Baerbock, presidente da Assembleia Geral da ONU, na reunião.
O Pacto Digital Global é o primeiro acordo comum do mundo sobre como a IA deve ser governada e, com base nisso, foram criados o Painel Científico Internacional Independente sobre IA e o Diálogo Global sobre Governança da IA, disse ela.
"O objetivo deste Diálogo é garantir que todos os países, grandes e pequenos, tenham voz na construção dessa tecnologia", disse ela.
Baerbock alertou que o mercado de IA vale trilhões de dólares americanos, mas seus benefícios são concentrados, com a maior parte do mundo, especialmente o Sul Global, sendo deixado de lado.
O enorme apetite da IA por energia, a menos que seja atendido com energia limpa, pode agravar a crise climática em vez de ajudar a resolvê-la, disse ela.
"Devemos aproveitar seu potencial, minimizar seus riscos e equalizar seu alcance", disse ela.
A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável.

A Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA foi realizada na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)

O ministro das Relações Exteriores da Costa Rica, Arnoldo Andre Tinoco (esquerda, à frente), discursa na Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA, na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)

A Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA foi realizada na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez (centro, à frente), discursa na Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança da IA, na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)

Annalena Baerbock (centro, à frente), presidente da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, discursa na Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança de IA, na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)

A Reunião de Alto Nível para Lançamento do Diálogo Global sobre Governança de IA foi realizada na sede da ONU em Nova York, em 25 de setembro de 2025. O Diálogo Global sobre Governança de Inteligência Artificial (IA) foi lançado nas Nações Unidas na quinta-feira. A reunião de alto nível, realizada paralelamente à Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU, reúne Estados-membros, observadores, agências especializadas da ONU e diversas partes interessadas para lançar o Diálogo Global sobre Governança de IA e explorar as principais dimensões de uma governança de IA inclusiva e responsável. (Xinhua/Li Rui)