Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Dia da Comemoração da Restauração de Taiwan é medida poderosa para salvaguardar fatos históricos e glória nacional, segundo parte continental da China

25 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 25 out (Xinhua) -- Um porta-voz da parte continental da China disse na sexta-feira que a decisão da legislatura nacional de estabelecer o Dia da Comemoração da Restauração de Taiwan é uma medida poderosa para salvaguardar os fatos históricos e a glória nacional da restauração e do retorno de Taiwan à pátria.

Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse que esta decisão solene "resume a expectativa compartilhada e a vontade coletiva de todo o povo chinês, incluindo os compatriotas em Taiwan".

O dia 25 de outubro é designado como o Dia da Comemoração da Restauração de Taiwan e atividades comemorativas de várias formas serão organizadas neste dia, de acordo com a decisão adotada na sessão de cinco dias do Comitê Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), que começou na sexta-feira.

Chen observou que, em 1945, o povo chinês alcançou uma grande vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial. Em 25 de outubro daquele ano, a cerimônia de aceitação da rendição do Japão na Província de Taiwan do teatro de guerra da China das potências aliadas foi realizada em Taipei. A partir desse ponto, Taiwan e as Ilhas Penghu voltaram à jurisdição soberana da China.

A restauração de Taiwan é um resultado importante da Guerra de Resistência e uma prova convincente da recuperação da soberania do governo chinês sobre Taiwan. Também é uma parte importante do fato histórico e da cadeia legal que Taiwan é parte integrante da China e uma memória nacional compartilhada por todos os chineses, observou Chen.

O estabelecimento do dia comemorativo inspirará o povo chinês a ter a história em mente, levar adiante os legados patrióticos e o espírito nacional forjados na Guerra de Resistência e se opor mais resolutamente às atividades separatistas destinadas a buscar a "independência de Taiwan" e a interferência externa, disse Chen.

Chen também destacou novos esforços para lançar várias atividades comemorativas e realizar campanhas de educação patriótica relevantes, bem como esforços para reunir compatriotas em Taiwan para promover a causa da reunificação e revitalização da nação.