Beijing, 25 set (Xinhua) -- A China é o país com a determinação mais forte, a ação mais robusta e a implementação mais eficaz no cumprimento da sua promessa de redução de emissões em todo o mundo, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, descrevendo como inabaláveis a determinação e as ações do país para enfrentar as mudanças climáticas.
Ao proferir uma declaração por vídeo na Cúpula do Clima das Nações Unidas na quarta-feira, o presidente chinês Xi Jinping conclamou todas as partes a consolidarem a confiança, cumprirem as responsabilidades e aprofundarem a cooperação, e anunciou as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, em inglês) da China.
Guo afirmou que isso demonstra o compromisso da China com o multilateralismo e o apoio às Nações Unidas.
"Esta é a primeira vez que a China apresentou uma meta absoluta de redução de emissões, que abrange as emissões de toda a economia e de todos os gases de efeito estufa", disse ele.
Guo acrescentou que a China continuará a seguir a visão de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e implementará as NDCs com o máximo esforço.
Conforme ressaltou o presidente Xi, alcançar essas metas requer tanto esforços diligentes da própria China quanto um ambiente internacional de apoio e aberto, observou Guo.
A China está pronta para trabalhar com todas as partes para promover conjuntamente a cooperação internacional na resposta climática, trabalhar pela implementação plena e eficaz do Acordo de Paris e auxiliar na transição verde e de baixo carbono global, afirmou o porta-voz.

