Foto aérea de drone tirada em 20 de maio de 2025 mostra trem elétrico de alta velocidade (EMU, na sigla em inglês) partindo da Estação Tegalluar da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung (HSR, na sigla em inglês) em Bandung, Indonésia. (Xinhua/Xu Qin)
Por Dames Alexander Sinaga
Jacarta, 17 out (Xinhua) -- Para Zaky Najwan, um funcionário público indonésio que ocasionalmente viaja para Bandung, uma cidade a cerca de 150 km de Jacarta, as viagens de trabalho geralmente exigem horários apertados e deslocamentos rápidos.
Sempre que ele precisa viajar rapidamente, a primeira coisa que vem à mente é a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung. Conhecido localmente como Whoosh, o trem vermelho e prateado liga as duas cidades a uma velocidade máxima de 350 km por hora.
"Pegar o Whoosh virou a melhor opção sempre que preciso chegar rapidamente à Bandung", disse ele.

Um passageiro grava vídeo de trem elétrico de alta velocidade (EMU, na sigla em inglês) chegando à Estação Padalarang, em Padalarang, Indonésia, em 24 de abril de 2025. (Xinhua/Xu Qin)
Desde o início das operações oficiais em 17 de outubro de 2023, o Whoosh reduziu o tempo de viagem entre Jacarta e Bandung de mais de três horas para 46 minutos. É o primeiro trem de alta velocidade da Indonésia e o primeiro do gênero no Sudeste Asiático.
Nos últimos dois anos, o Whoosh, com 142,3 km de extensão, operou 36.747 serviços de trem, mantendo uma taxa de pontualidade de mais de 95%.
A ferrovia remodelou a cultura de viagem de muitos indonésios, incluindo Laurensia Vanessa Hartono, moradora de Padalarang, no distrito de Bandung Ocidental, que mora perto da Estação Padalarang.
Sua família visita Jacarta com frequência, que, segundo ela, oferece mais opções de entretenimento e lazer do que sua cidade natal.
"Para ser sincera, o Whoosh nos fez visitar Jacarta com mais frequência", disse ela com um sorriso. "Dirigir é exaustivo. o Whoosh é conveniente, confortável e agradavelmente fresco por dentro".

Passageiros fazem fila para embarcar em um trem na Estação Padalarang, em Padalarang, Indonésia, em 24 de abril de 2025. (Xinhua/Xu Qin)
Nos últimos dois anos, o Whoosh transportou mais de 12 milhões de passageiros, de acordo com a PT Kereta Cepat Indonesia-China (KCIC), uma joint venture entre empresas indonésias e chinesas que construiu e opera a ferrovia.
"Dois anos após o início da jornada do Whoosh, ele virou símbolo de transformação e resiliência no setor de transporte moderno da Indonésia", disse Eva Chairunisa, gerente-geral de secretaria corporativa da KCIC.
"Com alta tecnologia, governança transparente e foco em sustentabilidade, o Whoosh continua avançando em direção à sua visão de se tornar um operador de transporte sustentável de classe mundial", acrescentou Chairunisa.
Antes da introdução da ferrovia de alta velocidade, a Indonésia dependia principalmente de trilhos estreitos e de bitola padrão, com apenas uma pequena parte de sua rede eletrificada.
O especialista em transportes Arief Rahmanda disse que a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung representa "não apenas um marco em infraestrutura, mas também um passo concreto em direção a um futuro mais avançado, eficiente e sustentável".