Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Destaque: Sabor picante da China conquista jovens apreciadores da gastronomia de Mianmar

25 de setembro de 20253 min de leitura
Destaque: Sabor picante da China conquista jovens apreciadores da gastronomia de Mianmar

Foto tirada em 22 de setembro de 2025 mostra prato mala chinês em um restaurante em Rangum, Mianmar. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)

Rangum, 23 set (Xinhua) -- Nos últimos anos, os sabores ousados ​​e intensos da culinária chinesa, especialmente os pratos mala, conquistaram os corações dos jovens em Mianmar. Conhecido por seu sabor picante, salgado e entorpecente, o mala rapidamente se tornou uma tendência culinária que combina conexão cultural com entusiasmo culinário.

Lin Latt Wathan, 14 anos, disse que quase sempre escolhe comida chinesa em vez de outras culinárias. "Entre eles, os pratos mala são meus favoritos. Gosto do sabor picante e azedo. Não é só uma moda passageira, o sabor é muito bom e os preços são acessíveis".

Yin Shwe Zin, 47 anos, disse que come sopa Malatang uma ou duas vezes por mês. "Em vez da culinária ocidental, prefiro a culinária chinesa, especialmente os pratos mala, por causa do sabor picante e entorpecente".

Rina, 25 anos, contou que come Malatang duas ou três vezes por mês. "Gosto de comida chinesa e, entre elas, prefiro Mala Xiang Guo e Malatang refogados".

"Todos os meus filhos gostam, mesmo sendo pequenos. Antes, meu marido não gostava de pratos mala, mas depois de me acompanhar algumas vezes, passou a gostar", disse ela.

Khin Myat Noe Khin, 19 anos, explicou que come Malatang uma vez por semana. "Há muitos restaurantes que vendem Malatang, mas o Ko Ko Fu é meu favorito. Gosto especialmente da sopa de ossos. Costumo comer aqui com meus amigos ou familiares".

Wai Phyo Aung, 25 anos, veio ao Ko Ko Fu com quatro colegas de trabalho. "Meu escritório fica perto e, embora haja muitos restaurantes por perto, escolhi este porque gosto de Malatang e costumo almoçar aqui".

O crescente apelo pelos pratos mala reflete não apenas o apetite de uma geração mais jovem, mas também os laços culturais que a comida continua fortalecendo entre os dois países vizinhos, disse ele.

O Ko Ko Fu, um dos restaurantes de Malatang mais conhecidos de Mianmar, foi fundado em 2020. O negócio começou on-line e depois se expandiu para lojas físicas.

O gerente da filial do Ko Ko Fu, localizada na Junction Square, um shopping center no município de Kamaryut, em Rangum, disse à Xinhua que cerca de 300 pessoas visitam o restaurante por semana, com ainda mais clientes nos fins de semana.

Embora Mianmar agora ofereça uma grande variedade de culinárias internacionais, a comida chinesa continua especialmente popular porque seus sabores estão mais próximos do paladar de Mianmar, disse o gerente da loja.

Clientes escolhem ingredientes para pratos mala chineses em um restaurante em Rangum, Mianmar, em 22 de setembro de 2025. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)

Clientes escolhem ingredientes para pratos mala chineses em um restaurante em Rangum, Mianmar, em 23 de setembro de 2025. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)

Um chef prepara pratos mala chineses apimentados em um restaurante em Rangum, Mianmar, em 22 de setembro de 2025. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)

Jovens locais almoçam pratos mala chineses apimentados em um restaurante em Rangum, Mianmar, em 23 de setembro de 2025. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)