Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Destaque: Produtores de coco do Vietnã prosperam com crescente exportação para a China

18 de setembro de 20253 min de leitura
Destaque: Produtores de coco do Vietnã prosperam com crescente exportação para a China

Um agricultor colhe cocos na província de Vinh Long, sul do Vietnã, em 12 de setembro de 2025. (Xinhua/Hu Jiali)

Vinh Long, Vietnã, 16 set (Xinhua) -- Com o barulho das máquinas de processamento de coco ecoando pela zona rural do sul do Vietnã, produtores e exportadores de coco da província de Vinh Long estão comemorando um avanço econômico há muito aguardado, com a exportação oficial de cocos frescos para a China.

Em agosto de 2024, a China e o Vietnã assinaram um protocolo para a exportação de cocos frescos vietnamitas para a China, marcando a primeira vez que a fruta fresca foi oficialmente licenciada para entrar no mercado chinês.

Entre os produtores locais da província de Vinh Long, Nguyen Cong Tuan vê o crescente canal de exportação de coco para a China remodelando significativamente sua vida diária.

"Antes de exportar cocos para a China, eu colhia cerca de 1.000 a 1.500 cocos por dia e, às vezes, descansava o restante do dia", disse Tuan, acrescentando que agora corta de 3.000 a 4.000 cocos diariamente e trabalha todos os dias.

O aumento no trabalho significa que sua renda também aumentou.

"Minha renda aumentou de 300.000 a 400.000 dongs vietnamitas (cerca de 11 a 15 dólares americanos) por dia", disse Tuan, observando que seus ganhos agora podem chegar a 1 milhão de dongs (cerca de 38 dólares) por dia.

Antes da abertura oficial das exportações para a China, seus cocos eram enviados principalmente para o norte, para Hanói e outros mercados domésticos, mas os cocos restantes frequentemente secavam e eram desperdiçados.

"Agora, posso colher sem parar. É muito mais conveniente para meu negócio", disse ele.

Le Minh Duc Khoa, presidente da KK Premium, uma empresa de processamento e exportação de coco que iniciou suas operações no começo deste ano, enfatizou o papel central que o mercado chinês desempenha na estratégia da empresa, com 99% de suas exportações de coco indo para a China.

Para a Cooperativa Agrícola Hung Thinh Phat, um modelo econômico que conecta agricultores e empresas, a exportação oficial de cocos para a China representa um marco importante.

"Desde a parceria com a KK Premium para exportação para a China, o acesso aos canais oficiais de comércio estabilizou a renda de nossos agricultores", disse Nguyen Trung Quy, diretor da cooperativa.

De acordo com estatísticas do Ministério da Agricultura e Meio Ambiente do Vietnã, o país possui mais de 200.000 hectares de cultivo de coco, com uma produção anual de aproximadamente 2,28 milhões de toneladas.

Com protocolos estáveis ​​e logística simplificada, especialmente por meio de acordos ferroviários e transfronteiriços, agricultores e exportadores vietnamitas estão agora otimistas quanto à exportação de cocos para o mercado chinês.

"Quando consigo exportar cocos, os donos dos jardins também ficam felizes, porque vendem sua safra a bons preços", disse Tuan, sorrindo à sombra de um coqueiro.

Produtores colhem cocos na província de Vinh Long, sul do Vietnã, em 12 de setembro de 2025. (Xinhua/Hu Jiali)

Trabalhadores processam cocos em uma unidade de processamento na província de Vinh Long, sul do Vietnã, em 12 de setembro de 2025. (Xinhua/Liu Ying)