Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Destaque: Leões ganham vida na primeira competição de dança do leão da Nova Zelândia

28 de outubro de 20254 min de leitura
Destaque: Leões ganham vida na primeira competição de dança do leão da Nova Zelândia

Equipe se apresenta na competição de dança do leão em Christchurch, Nova Zelândia, em 25 de outubro de 2025. (Foto por Chen Siyumeng/Xinhua)

Por Li Huizi

Wellington, 25 out (Xinhua) -- Dançarinos de leão em trajes coloridos saltaram e giraram ao som de tambores vibrantes, enquanto a primeira Competição Tradicional de Dança do Leão iluminava a Ilha Sul da Nova Zelândia no sábado.

A vívida demonstração da tradição cultural chinesa cativou mais de 200 espectadores em Christchurch, a maior cidade da Ilha Sul, enquanto os dançarinos de leão impressionavam o público presente com habilidade acrobática e arte em meio a rugidos e aplausos.

A dança do leão é uma tradição chinesa secular, que remonta pelo menos à dinastia Tang (618 - 907), onde artistas em trajes coloridos de leão, acompanhados por tambores e címbalos, dançam para trazer sorte e afastar o mal, especialmente durante festas e comemorações de Ano Novo.

Equipes de dança do leão de toda a Nova Zelândia, incluindo duas de Auckland, três de Otago e quatro de Canterbury, reuniram-se em Christchurch para apresentar uma exibição vibrante de movimentos acrobáticos e tradição cultural em competição, de acordo com a Equipe de Dança do Leão Qiao Yi Hong De, organizadora da competição que comemora o 30º aniversário da Qiao Yi.

A equipe foi fundada em 1995 por estudantes malaios da Universidade de Canterbury, em Christchurch.

Depois de adquirir seu primeiro traje em 1996, a equipe recebeu um importante treinamento do renomado treinador Siow Ho Phiew, um mestre malaio em dança do leão e confecção de cabeças de leão, durante sua visita a Christchurch em 1997, ajudando o grupo a estabelecer uma base sólida e um legado duradouro na Nova Zelândia.

Antes da competição de sábado, o mestre Siow, que viajou da Malásia para o evento, realizou a cerimônia de pintura dos olhos, um ritual que desperta e abençoa as cabeças de leão antes de sua primeira dança. George Chan, treinador principal da equipe de dança do leão Qiao Yi Hong De, que atua como dançarino de leão em Christchurch há mais de 30 anos, disse que as competições de dança do leão começaram no final da década de 1980, evoluindo de rotinas simples com o uso de bancos para apresentações acrobáticas de alto nível, com os artistas saltando entre pedestais.

Embora o estilo acrobático tenha rapidamente ganhado popularidade, as danças do leão mais tradicionais e narrativas, que se concentram na história cultural em vez de acrobacias físicas, também continuam, e seu apelo tem experimentado um ressurgimento nos últimos 10 a 20 anos, disse Chan.

A apresentação de abertura do evento de sábado foi realizada pela Equipe Júnior de Dança do Leão de Qiao Yi, cuja performance vibrante e animada, com movimentos coordenados e trajes coloridos, conquistou aplausos da plateia, demonstrando a dedicação da geração mais jovem em preservar essa preciosa tradição cultural.

Annabel Yong, moradora de Christchurch, disse que seus três filhos se juntaram à equipe de dança do leão Qiao Yi Hong De aos 7, 9 e 12 anos de idade e participam da equipe há seis anos. Seu filho mais velho atuou como a cabeça do leão em uma das equipes de Canterbury, que conquistou o terceiro lugar no sábado. Seu filho mais novo tocou bateria e sua filha tocou o gongo.

"Inicialmente, eles adoravam a dança do leão e queriam aprender mais sobre essa forma de arte, além de ter a oportunidade de se conectar com a cultura tradicional chinesa", disse Yong à Xinhua.

"Durante o treinamento, eles não apenas aprenderam os movimentos e a música da dança do leão, como desenvolveram trabalho em equipe, habilidades de liderança e virtudes marciais tradicionais. As crianças sentem orgulho porque acreditam que estão promovendo a cultura chinesa", disse ela.

Ela espera promover a cultura tradicional da dança do leão chinesa em toda a Nova Zelândia, "permitindo que um público mais amplo aprecie e abrace essa preciosa forma de arte".

Nos próximos dois dias, o mestre Siow orientará as equipes de dança do leão em Christchurch, transmitindo conhecimentos técnicos, além de valores tradicionais, como a disciplina e o respeito incorporados nos rituais e na cultura da arte.

Equipe concorre na competição de dança do leão em Christchurch, Nova Zelândia, em 25 de outubro de 2025. (Foto por Chen Siyumeng/Xinhua)

Equipe concorre na competição de dança do leão em Christchurch, Nova Zelândia, em 25 de outubro de 2025. (Foto por Chen Siyumeng/Xinhua)

Equipe se apresenta na competição de dança do leão em Christchurch, Nova Zelândia, em 25 de outubro de 2025. (Foto por Chen Siyumeng/Xinhua)