Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Destaque: Das salas de aula aos campos de petróleo -- Estudantes iraquianos com bolsa de estudos chinesa unem conhecimento e amizade entre duas nações

20 de outubro de 20254 min de leitura
Destaque: Das salas de aula aos campos de petróleo -- Estudantes iraquianos com bolsa de estudos chinesa unem conhecimento e amizade entre duas nações

Estudantes iraquianos posam para foto em grupo na cerimônia de formatura da primeira turma de estudantes iraquianos do Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil, na Universidade do Petróleo do Sudoeste, em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, em 27 de junho de 2025. (Xinhua)

Bagdá, 18 out (Xinhua) – "Há um provérbio árabe que diz: ‘Busque conhecimento, mesmo que você precise ir até a China'. Estou muito honrado por ter a oportunidade de estudar na China", disse empolgado o engenheiro iraquiano Mahdi Salah.

Na sexta-feira, Mahdi e outros 14 estudantes iraquianos embarcaram em um voo para a China, marcando o início de sua jornada de estudos no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil.

Lançado em 2022, o programa é realizado em conjunto pela empresa chinesa ZhenHua Oil e pelo Ministério do Petróleo do Iraque, com o objetivo de selecionar jovens talentos do setor petrolífero iraquiano para prosseguir estudos avançados na China anualmente. Até o momento, um total de 54 estudantes iraquianos foram à China para cursar mestrado ou doutorado em áreas como engenharia de petróleo, engenharia química e geologia.

Em setembro, a Universidade do Petróleo do Sudoeste da China emitiu cartas de admissão para a quarta turma de estudantes iraquianos do programa.

Mahdi, engenheiro de perfuração, relembrou sua empolgação ao receber a carta. "Foi um dia marcante para minha vida acadêmica e profissional", disse ele, acrescentando que "a China se tornou líder global no desenvolvimento de petróleo e gás. Suas universidades oferecem excelentes ambientes acadêmicos e de pesquisa. Vou me esforçar para aprimorar minha experiência e contribuir para o desenvolvimento energético do Iraque no futuro".

Outro estudante, Mustafa Ghazi, engenheiro petroquímico, está igualmente empolgado com sua próxima jornada acadêmica à China.

"O Iraque é rico em recursos de petróleo e gás. Estudar na China me permitirá aprender tecnologias de ponta e práticas industriais maduras na área petroquímica", disse ele.

Para Mustafa, sua estadia na China não será apenas uma busca acadêmica, mas também uma jornada de descoberta cultural.

"A China e o Iraque são civilizações antigas", acrescentou ele. "Aproveitarei esta valiosa oportunidade para aumentar minha compreensão sobre a cultura chinesa enquanto continuo meus estudos".

Em junho, a primeira turma de estudantes iraquianos patrocinados pelo Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil se formou em universidades chinesas e retornou aos seus cargos no Iraque.

Yin Licheng, assistente do gerente-geral da empresa chinesa EBS Petroleum Company, disse que os formandos se tornaram "profissionais de base em vários departamentos e mensageiros da cultura chinesa na linha de frente da cooperação China-Iraque no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota".

Entre eles, Ali Maher, engenheiro de exploração e desenvolvimento de petróleo, compartilhou sua experiência de estudo e insights sobre a cultura chinesa em uma palestra no Campo Petrolífero da EBS, no Iraque, que atraiu muita atenção de seus colegas iraquianos.

"Minha experiência de estudo na China me beneficiou para o resto da vida", disse Ali. "Tenho orgulho de poder ajudar mais iraquianos a aprender sobre a China".

Aya Emad, agora engenheira do departamento de campos petrolíferos digitais e inteligentes do Campo Petrolífero da EBS, disse que construir um campo petrolífero inteligente é o futuro do desenvolvimento energético.

"Embora meu trabalho atual seja muito diferente da minha área de estudo, acredito que, com coragem e vontade de aprender, o progresso virá", disse ela.

O programa de bolsas de estudo tem sido altamente reconhecido pelo lado iraquiano. O ministro do Petróleo do Iraque, Hayan Abdul Ghani, elogiou o Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil, expressando a esperança de continuar a cooperação para incentivar mais talentos para o futuro da indústria energética do Iraque.

Ma Cheng, gerente-geral assistente da ZhenHua Oil, disse que os jovens iraquianos que estudam na China estão se tornando engenheiros qualificados que entendem, apreciam e amam a China.

"O crescimento deles representa um futuro mais forte e brilhante para a cooperação energética entre China e Iraque", disse Ma.

Ali Maher, um dos primeiros estudantes iraquianos do Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil, compartilha sua experiência de estudo e insights sobre a cultura chinesa em uma palestra no Campo Petrolífero da EBS, no Iraque, em 13 de outubro de 2025. (Xinhua)

Ali Maher (esquerda), um dos primeiros estudantes iraquianos do Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil, compartilha sua experiência de estudo na China com Mahdi Salah, que está prestes a estudar na China, no Campo Petrolífero da EBS, no Iraque, em 11 de outubro de 2025. (Xinhua/Duan Minfu)

O ministro do Petróleo do Iraque, Hayan Abdul Ghani (7º à esquerda, frente) se reúne com representantes de estudantes iraquianos do Programa de Bolsas de Estudo da ZhenHua Oil em Bagdá, Iraque, em 13 de outubro de 2025. (Xinhua)