Parceria entre Xinhua e Brasil 247

De Hangzhou para mundo: Força feminina e sonho global de uma empreendedora brasileira

16 de outubro de 20254 min de leitura

Hangzhou, 16 out (Xinhua) -- "O que mais me prende à China é a sensação de segurança incomparável e, mais ainda, as possibilidades infinitas neste lugar", afirmou Daniela Sena, empreendedora brasileira. Há quinze anos, ela chegou à China movida pela curiosidade sobre o Oriente. Na atualidade, ela consolida-se como uma peça-chave na conexão empresarial China-Brasil e como expoente do empreendedorismo feminino em escala global.

Recentemente, foi realizada em Beijing a Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres, revisitando o espírito da Conferência Mundial sobre a Mulher e visando injetar novo impulso para a igualdade de gênero e o desenvolvimento integral das mulheres em todo o mundo. Cada vez mais empreendedoras estrangeiras na China, como Daniela Sena, se destacam como líderes no empreendedorismo feminino global.

Em 2010, Sena chegou à China e estava profundamente curiosa sobre seu potencial de desenvolvimento econômico. Após concluir seu mestrado na Universidade Dianzi de Hangzhou, ela percebeu que a China não era apenas um lugar onde ela desejava ficar, mas sim a nação ideal para construir seu futuro.

Em 2014, ela fundou a consultoria Continental Corporation, oferecendo serviços transversais como marketing digital, gestão de importação e exportação, e atração de investimentos estrangeiros para empresas chinesas e brasileiras.

"Ajudamos empresas brasileiras a produzir seus produtos na China e a exportar commodities como carne e soja para o mercado chinês. Ao mesmo tempo, auxiliamos empresas chinesas, como a JD.com, a explorar ao mercado brasileiro", disse ela com orgulho. "Poder cooperar e aprender com as grandes empresas chinesas é uma oportunidade que eu nunca imaginei."

Em 2018, aproveitando o impulso do desenvolvimento do comércio eletrônico, ela lançou uma marca de cosméticos voltada ao mercado chinês. De acordo com o Relatório de Avaliação do Ambiente de Negócios com Estrangeiros de Zhejiang 2024/2025, a satisfação geral das empresas estrangeiras pesquisadas com o ambiente de negócios da província atingiu 96%. As empresas estrangeiras em Zhejiang mantiveram uma lucratividade estável e crescente, com expectativas positivas sobre o retorno do investimento para os próximos cinco anos, sendo que 87% das empresas pesquisadas registraram aumento ou estabilidade na margem de lucro de seus investimentos na província em 2024.

A experiência empreendedora em Hangzhou fez Sena sentir o apoio da cidade ao desenvolvimento de negócios estrangeiros. No entanto, ela percebeu que muitos jovens estrangeiros recém-chegados à China e jovens chineses ansiosos para abrir negócios no exterior inicialmente enfrentavam obstáculos como falta de informação e de recursos.

Ajudar mais jovens estrangeiros, especialmente mulheres, a aproveitar as oportunidades do mercado chinês, tornou-se um novo desejo para Sena. Em 2018, ela fundou a comunidade de empreendedorismo feminino SheUp, visando fornecer suporte para que mulheres de todo o mundo pudessem realizar seus sonhos empresariais por meio do compartilhamento de experiências, suporte a serviços e conexão de recursos. Hoje, a SheUp reúne 3 mil mulheres associadas de aproximadamente 65 países.

"A SheUp é uma 'rede de amigos' para jovens mulheres globais", comentou Victoria, de Fiji, com admiração. Após concluir seus estudos na China, Victoria conheceu empreendedoras de todo o mundo através da SheUp. Inspirada pelo ambiente inovador e empreendedor chinês e com as informações e recursos fornecidos pela SheUp, ela fundou com sucesso sua própria marca de joias, que combina a essência cultural do Pacífico com a habilidade artesanal chinesa para introduzir joias de alta qualidade no mercado de Fiji.

"Espero fundir ainda mais o estilo do Pacífico com o conceito de design de joias chinês, aprofundar-me no mercado chinês e inspirar mais meninas a realizar seus próprios sonhos empreendedores", complementou Victoria.

Em setembro, o "Relatório de Desenvolvimento do Comércio Digital Global 2025" foi publicado. O documento centra-se no desenvolvimento inclusivo, apelando a uma maior facilitação do comércio digital para mulheres empresárias. Por meio de parcerias de co-criação na China que geram sucesso mútuo internacionalmente, as mulheres ganham projeção em um cenário mundial. O ambiente empresarial continuamente otimizado da China e a sua próspera economia digital também oferecem diversas oportunidades para as mulheres empresárias a nível global.

Ao longo de 15 anos vivendo na China, Sena testemunhou mudanças significativas na posição das mulheres chinesas. "É inspirador ver mulheres chinesas presentes em várias áreas como tecnologia, comércio eletrônico e manufatura", disse ela. "Na China, o sucesso não tem gênero ou nacionalidade. Onde há vontade, há um caminho."

No futuro, Sena espera que mais mulheres ao redor do mundo possam se conectar. "Mulheres de todas as nacionalidades chegam à China com diferentes contextos e desafios. É muito importante que criemos oportunidades para promover compreensão mútua, inspiração e incentivo", afirmou ela. "A China tem feito muito para apoiar a educação, o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades digitais para mulheres no Sul Global. Aqui, posso demonstrar todo o meu potencial. A China está oferecendo um palco para mulheres de todo o mundo realizarem seus sonhos." Fim