Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Dados fiscais da China mostram rápido desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade

17 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 17 out (Xinhua) -- As empresas chinesas aumentaram constantemente seus investimentos em inovação, enquanto o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade se acelerou nos primeiros três trimestres de 2025, segundo dados divulgados pela Administração Geral de Impostos nesta sexta-feira.

Os últimos dados das faturas do imposto sobre valor agregado (IVA) mostraram que a receita de vendas de indústrias intensivas em propriedade intelectual aumentou 11,5% em termos anuais nos primeiros três trimestres.

Durante este período, as receitas de vendas das indústrias de alta tecnologia e de fabricação de equipamentos aumentaram respectivamente 15,2% e 9% ano a ano, de acordo com os dados.

Notavelmente, com a China acelerando sua iniciativa "IA Mais", as receitas de vendas da fabricação de circuitos integrados, da fabricação de robôs e da fabricação de drones aumentaram 17%, 21,7% e 69,8%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

Sendo forças-chave no fomento de novas forças produtivas de qualidade, as "pequenas gigantes" -- um título atribuído a pequenas e médias empresas especializadas e de alta tecnologia -- demonstraram um crescimento robusto durante este período.

Nos primeiros três trimestres, os dados das faturas do IVA mostraram que a receita de vendas das "pequenas gigantes" aumentou 8,2% ano a ano, representando um aumento de 4,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024.