Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Dados fiscais da China mostram crescimento mais forte da receita corporativa nos primeiros três trimestres

14 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 14 out (Xinhua) -- A receita de vendas corporativas da China manteve uma trajetória ascendente constante este ano, ressaltando os sinais contínuos de resiliência na economia em geral, de acordo com os dados fiscais mais recentes.

A Administração Geral de Impostos disse na terça-feira que o crescimento ano a ano da receita trimestral de vendas corporativas atingiu 2,1%, 3,1% e 4,4% no primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2025, respectivamente, marcando uma recuperação consistente no desempenho dos negócios em todo o país.

Os economistas acreditam que esses números refletem a eficácia das medidas de política anticíclica do governo implementadas desde setembro do ano passado.

"Os dados confirmaram que a lucratividade corporativa melhorou gradualmente, a vitalidade do consumidor continuou a se expandir e a economia geral seguiu um caminho estável e positivo", disse Chen Binkai, vice-presidente da Universidade Central de Finanças e Economia.

Os dados da terça-feira também revelaram que a receita tributária do país, antes das deduções de descontos de exportação, registrou crescimento positivo por oito meses consecutivos desde fevereiro, com ganhos acumulados aumentando constantemente. No segundo e terceiro trimestres, as receitas fiscais aumentaram 2,6% e 6,9% ano a ano, respectivamente.

O governo destacou a forte arrecadação de impostos alcançada no terceiro trimestre de 2025, particularmente em setembro, e atribuiu esse crescimento robusto à melhoria das condições econômicas, um declínio mais estreito nos preços ao produtor e uma base relativamente baixa no mesmo período do ano passado.

O setor manufatureiro continuou a desempenhar um papel fundamental, respondendo por 31% da receita tributária total e contribuindo com 48% do aumento geral. Em particular, a manufatura de ponta cresceu em um ritmo mais rápido, sinalizando progresso na atualização industrial.

Entre as principais categorias fiscais, a receita doméstica do imposto sobre valor agregado aumentou 3,2% ano a ano, enquanto a receita de imposto sobre o rendimento das sociedades aumentou 4,1%, sugerindo melhor desempenho dos negócios.