Beijing, 24 out (Xinhua) -- A 2ª edição da Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa está sendo realizada em Macau entre os dias 22 e 25 de outubro. No evento, o Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa (CPDFund) e a empresa macaense Companhia de Fragrâncias e Sabores Francine Chicard assinaram um memorando de cooperação com objetivo de apoiar, através de financiamento, a expansão das aquisições de matérias-primas de óleos essenciais naturais da nogueira-da-Índia, a candlenut, de Timor-Leste.
A nogueira-da-Índia é uma árvore perene que cresce no Sudeste Asiático e nas ilhas do Pacífico. A sua amêndoa possui um teor de óleo notável. O óleo extraído pode ser utilizado na produção de tintas, sabões e outros produtos industriais, servir como biocombustível ou ser refinado para produzir óleos essenciais naturais de alto valor. Em Timor-Leste, o óleo desta noz é tradicionalmente utilizado para cuidados com a pele, reparação de queimaduras solares e eczema, possuindo um valor medicinal e cosmético único.
Timor-Leste dispõe de vastos recursos vegetais de alto valor ainda subexplorados, sendo o candlenut, ou a noz da nogueira-da-Índia, um exemplo representativo. A agricultura local mantém práticas tradicionais de cultivo orgânico, dependendo da colheita manual, o que resulta num produto de alta pureza, baixo risco de contaminação e vantagens naturais para desenvolver uma indústria de óleos essenciais naturais premium.

