Beijing, 27 set (Xinhua) -- Enquanto a humanidade é uma comunidade com um futuro compartilhado, a cooperação ganha-ganha é a única opção para a sobrevivência e prosperidade da civilização, disse um relatório de um think tank neste sábado.
O relatório, intitulado "Teoria sobre o Desenvolvimento de Civilizações: Construir uma Nova Visão de Civilizações com o Desenvolvimento no Núcleo", foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank nacional de alto nível da Agência de Notícias Xinhua.
A cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota promovida pela China, com projetos de subsistência lançados em mais de 150 países, está construindo novos laços civilizacionais de simbiose econômica e intercâmbio cultural por meio da conectividade de infraestrutura, de acordo com o relatório.
Tais práticas transcendem a lógica de soma zero da geopolítica tradicional, provando que a harmonia e a coexistência não são apenas um conceito, mas um caminho operável e verificável de desenvolvimento civilizacional, acrescentou.
Desde o mecanismo de Cooperação Lancang-Mekong, que ajuda a alcançar o desenvolvimento comum entre os países ribeirinhos por meio de recursos hídricos compartilhados e governança ecológica conjunta, até a 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que forjou um consenso global sobre a proteção da biodiversidade, a humanidade demonstrou a sabedoria prática de uma comunidade com um futuro compartilhado, disse o relatório.
Esses esforços exploratórios provam que somente abraçando a harmonia e a coexistência, e substituindo o confronto pela cooperação, podemos realizar a coexistência harmoniosa e o desenvolvimento sustentável das civilizações humanas, observou o relatório.