O embaixador chinês nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Zhang Yiming, discursa em coletiva de imprensa em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 10 de novembro de 2025. (Xinhua/Wen Xinnian)
Abu Dhabi, 12 nov (Xinhua) -- A 19ª edição da Convenção Mundial de Empreendedores Chineses (WCEC, na sigla em inglês) será realizada em Abu Dhabi, capital federal dos Emirados Árabes Unidos (EAU), em 2027, marcando a primeira vez que o evento global bienal acontecerá no Oriente Médio desde sua criação em 1991, disseram autoridades em recente coletiva de imprensa.
A Câmara Geral de Comércio Chinesa dos Emirados Árabes Unidos (CGCC) sediará a convenção, que deverá reunir cerca de 5.000 empresários chineses de todo o mundo.
Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, o embaixador chinês nos Emirados Árabes Unidos, Zhang Yiming, observou que os Emirados Árabes Unidos abrigam cerca de 370.000 cidadãos chineses e mais de 15.000 empresas chinesas, sendo que 60% das mercadorias da China destinadas ao Oriente Médio transitam pelo país.
"A realização da 19ª edição da Conferência Mundial de Comércio Exterior em Abu Dhabi é resultado de um momento favorável, da vantagem geográfica e dos fortes laços interpessoais", disse Zhang, prometendo o total apoio da embaixada chinesa ao evento.
O ministro de Estado para o Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, disse que os empresários chineses têm desempenhado um papel essencial no comércio e investimento globais há muito tempo, e que os Emirados Árabes Unidos esperam fortalecer a cooperação com a China em novas energias, economia digital e comércio eletrônico transfronteiriço por meio da 19ª edição da WCEC.
O diretor-executivo de Assuntos Estratégicos do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, Saeed Al Fazari, expressou a disposição do departamento em apresentar o patrimônio cultural e as conquistas modernas de Abu Dhabi à comunidade empresarial chinesa global por meio do evento. Já o presidente fundador da CGCC e presidente do Comitê Organizador da 19ª edição da WCEC, Tang Zhengang, destacou a crescente vitalidade das empresas chinesas no exterior.
A coletiva de imprensa também acompanhou a assinatura de acordos de cooperação entre as duas partes.

O ministro de Estado para o Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, discursa em coletiva de imprensa em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), em 10 de novembro de 2025.
A 19ª edição da Convenção Mundial de Empreendedores Chineses (WCEC, na sigla em inglês) será realizada em Abu Dhabi, capital federal dos Emirados Árabes Unidos, em 2027, marcando a primeira vez que o evento global bienal acontecerá no Oriente Médio desde sua criação em 1991, disseram autoridades em recente coletiva de imprensa. (Xinhua/Wen Xinnian)


