Beijing, 15 out (Xinhua) -- A China adotou controles de exportação sobre terras raras e itens relacionados de acordo com a lei, que são consistentes com a prática internacional, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, nesta quarta-feira.
Lin fez o comentário em resposta às declarações do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, que afirmou que se as tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses entrarão em vigor em 1º de novembro ou antes, depende das ações da China. Greer também disse que as autoridades chinesas fizeram declarações contraditórias sobre as últimas restrições à exportação de terras raras.
Lin disse que as autoridades competentes deixaram clara a posição da China sobre as medidas de controle de exportação de terras raras e itens relacionados, observando que a China tomou as medidas para melhor salvaguardar a paz mundial e a estabilidade regional, além de cumprir a não proliferação e outras obrigações internacionais.
"A posição da China tem sido consistente e clara", disse o porta-voz, acrescentando que são os Estados Unidos que pedem negociações enquanto ameaçam altas tarifas e novas restrições, o que não é a maneira certa de lidar com a China.
A China pede aos Estados Unidos que corrijam sua abordagem errada o mais cedo possível e abordem questões relevantes por meio do diálogo e da consulta com base na igualdade, respeito e benefício mútuo, disse Lin.