Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Contramedidas da China contra taxas portuárias dos EUA são "defesa legítima", diz Ministério do Comércio

11 de outubro de 20251 min de leitura

Beijing, 11 out (Xinhua) -- As contramedidas da China contra as taxas portuárias adicionais dos EUA em navios chineses são ações de "defesa legítima" destinadas a manter um ambiente de concorrência justa nos mercados internacionais de transporte marítimo e construção naval, disse o Ministério do Comércio nesta sexta-feira.

"A medida dos EUA é uma ação unilateralista típica de aparente natureza discriminatória, que prejudica gravemente os interesses das empresas chinesas", disse um porta-voz do ministério em um comunicado online.

Para salvaguardar os interesses das indústrias domésticas, as autoridades chinesas cobrarão taxas portuárias especiais em navios com afiliações nos EUA, incluindo aqueles com bandeira dos EUA, construídos nos Estados Unidos ou de propriedade, controlados ou operados por empresas americanas, de acordo com os regulamentos marítimos internacionais da China, disse o porta-voz.

Essas contramedidas devem entrar em vigor simultaneamente com as taxas portuárias adicionais dos EUA em navios chineses em 14 de outubro. A China pede ao lado dos EUA que corrija seus erros e trabalhe com a China para encontrar uma solução por meio de consultas e cooperação em pé de igualdade, acrescentou o porta-voz.