Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Como arqueiros de Macau perseguem sonhos nos Jogos Nacionais

16 de novembro de 20253 min de leitura

Shenzhen, 16 nov (Xinhua) -- Nenhum dos arqueiros - Lai Seng Kit, Wong Tak Chi e Wu Man Hon - de Macau conseguiu avançar para a fase de eliminatórias no recurvo masculino nos 15º Jogos Nacionais da China.

Eles acreditam, no entanto, que sua participação nos Jogos pode ser um novo começo para o tiro com arco em Macau e uma oportunidade para promover a comunicação esportiva entre Macau, Hong Kong e a parte continental chinesa.

Lai, nascido em 1996, terminou em 66º lugar com 585 pontos nas eliminatórias, que contaram com 68 arqueiros.

"Consigo marcar cerca de 630 pontos nos treinos. A performance ficou abaixo das minhas expectativas. Competir com os melhores arqueiros de toda a China me deixou nervoso", disse Lai à Xinhua.

Como uma das três regiões anfitriãs, Macau teve a chance de competir na etapa final do tiro com arco dos Jogos Nacionais como estreante. Quando Lai recebeu a boa notícia, ele participava de um acampamento de verão realizado na Coreia do Sul em agosto e pediu licença à empresa para se preparar para o grande evento no início deste mês.

"No entanto, devido à falta de treinamento para lidar com pressão nos últimos meses, meu desempenho não foi ideal. Ainda assim, acredito que a experiência me tornará mais forte para competições futuras", afirmou.

Nos últimos anos, autoridades de Macau têm colaborado com a Universidade de Macau para promover o tiro com arco. Arqueiros de base podem ingressar no clube de tiro com arco da universidade por uma taxa reduzida e receber treinamento.

Hong Kong e Guangzhou regularmente realizam eventos comerciais de tiro com arco para promover a comunicação entre arqueiros de Macau, Hong Kong e da parte continental da China.

"Participo de cerca de quatro ou cinco eventos em Hong Kong por ano e viajo para o continente duas vezes como arqueiro. Essas competições me ajudam a identificar minhas deficiências", disse Wong.

"Nos Jogos Nacionais percebi que não consegui controlar bem meu ritmo, e minha condição física não é tão boa quanto a dos meus competidores. Pretendo melhorar esses aspectos após os Jogos", acrescentou ele.

Desta vez, os adversários de Wong incluíram o campeão defensor Wei Shaoxuan e o jovem Chu Bingkun, de 14 anos.

"O tiro com arco é adequado para adolescentes, jogadores jovens e pessoas de meia-idade. Se o jogador de meia-idade trabalhar a técnica e a força física, ele pode competir com os arqueiros mais jovens", disse Wong.

"Se eu tivesse começado no tiro com arco quando era criança, poderia ter sido um jogador melhor."

A esposa de Wong tem cuidado do bebê e da família, dando a ele mais tempo para se concentrar na preparação para o grande evento.

"Se minha família permitir, continuarei competindo", disse Wong.

"Espero que meu filho goste do esporte. Poderíamos transformá-lo em uma atividade de família; seria interessante", acrescentou.