Beijing, 25 set (Xinhua) -- O comissionamento do porta-aviões Fujian da China, que realizou com sucesso testes e treinamentos conforme o plano, "não está longe", informou um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, nesta quinta-feira.
O porta-voz Zhang Xiaogang fez essas declarações em resposta a uma pergunta da mídia em uma coletiva de imprensa regular.
Ele observou que as aeronaves embarcadas J-15T, J-35 e KongJing-600 completaram com sucesso os treinamentos de decolagem assistida por catapulta e pouso arrestado a bordo do porta-aviões Fujian.
O sucesso do treinamento demonstra que o Fujian obteve capacidades de lançamento por catapulta eletromagnética e recuperação, abrindo caminho para que vários tipos de aeronaves baseadas em porta-aviões se juntem à formação deste porta-aviões e representando um marco no desenvolvimento dos porta-aviões chineses, indicou Zhang.
O Fujian, terceiro porta-aviões da China, com número de casco 18, foi lançado em junho de 2022 e recebeu o nome da Província de Fujian. Diferentemente dos conveses em rampa "ski-jump" dos dois primeiros porta-aviões do país -- o Liaoning e o Shandong -- o Fujian possui convés de voo plano, com deslocamento total superior a 80 mil toneladas.